Regionalização: novas vagas para residências em saúde serão disponibilizadas nos hospitais da Rede Sesa no interior

29 de fevereiro de 2024 - 11:17 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ, HRSC e HRN
Texto e fotos: Joelton Barboza, José Avelino Neto e Teresa Fernandes

Vale do Jaguaribe vai formar sua primeira turma de residência (Foto: Divulgação) 

O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte, iniciará suas residências médica (Resmed) e multiprofissional (Resmult) ainda no primeiro semestre de 2024. Serão três vagas para residência multi em terapia intensiva, sendo uma para fisioterapeuta, uma para enfermeiro e uma para nutricionista. Já na residência médica em cirurgia-geral, serão contemplados dois profissionais. A previsão é que eles comecem a atuar até abril. Com a ampliação, ao todo serão 19 residentes multi e 40 residentes médicos nos hospitais da Rede Sesa no interior do Ceará.

As reuniões e negociações para a implantação das primeiras vagas do programa no HRVJ iniciaram em dezembro de 2023 e fazem parte do Programa Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde (Ampliares) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). O edital para a Resmulti já está disponível e as inscrições serão abertas em 1º de março.

A coordenadora do Centro de Estudos, Ticyanne Gomes, explica que irá prover a estrutura para que os residentes obtenham, de forma oportuna e segura, o conhecimento de atenção à saúde de alta complexidade. A ideia é que, depois de formados, eles possam querer fazer parte do corpo clínico e contribuir para uma terapia intensiva de excelência.

“Para nós do HRVJ, e para mim enquanto colaboradora responsável pelos eixos de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa, é uma honra fazer parte da formação de profissionais da saúde em uma especialidade tão necessária de recursos humanos devidamente habilitados e capacitados”, destaca.

Nova turma no Sertão Central

Funcionando também como hospital universitário, HRSC terá turma com foco em cuidados intensivos (Foto: José Avelino Neto)

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Sesa em Quixeramobim, vai ganhar mais uma turma de residência, desta vez na área intensiva. A unidade já oferece residências médica e multiprofissional. Esta será a primeira turma de residência multiprofissional com foco em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Conforme o edital, estão previstas sete vagas e a turma deve ter início ainda no primeiro semestre deste ano, entre elas estão duas áreas ofertadas também pela primeira vez: Serviço Social e Fonoaudiologia. A nova residência ainda vai contemplar profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Psicologia, com uma vaga para cada área.

A coordenadora do Centro de Estudos do HRSC, Raphaela Mota, analisa que o conhecimento fornecido aos profissionais da região nessa área de atuação, passa a contar agora com um grande aporte prático: “Nós temos a possibilidade de não apenas ter o serviço, mas de formar profissionais em uma metodologia padrão ouro numa cidade do interior, em um cenário que lida com situações complexas de saúde adotando protocolos institucionais que já são bem difundidos entre as equipes”.

Ela acredita que, por meio dos seus processos, métodos e rotinas, o HRSC consegue adquirir o reconhecimento e conduzir uma nova especialização em residência, promovendo a regionalização não apenas do fazer saúde, mas também do ensino. “Entre vários hospitais do estado nós fomos identificados como uma das unidades aptas a acolher esse novo programa, o que pode ser visto como uma constatação da qualidade do nosso serviço, uma resposta de que estamos preparados”, concluiu Raphaela.

Novos residentes em Sobral

HRN terá sua terceira turma, desta vez incluindo área da neonatologia (Foto: Divulgação)

O programa de Residência Médica do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, dará início à sua terceira turma para capacitação de novos médicos especialistas. Neste ano, será incorporada a residência em neonatologia, além dos demais programas já existentes nos anos anteriores: terapia intensiva, ginecologia/obstetrícia, pediatria, emergência e clínica médica. Na próxima sexta-feira (1º), será a cerimônia de encerramento e colação de grau de nove residentes. 

As atividades dos residentes contemplam momentos teóricos e práticos, com aulas, discussão de casos clínicos e inserção no serviço sob a supervisão de médicos preceptores. “O programa de residência médica é uma oportunidade de ampliar a oferta de mão de obra qualificada para nossa região. As equipes contribuem com a aprendizagem e a formação dos residentes, ao mesmo tempo em que a assistência e a população ganham com a presença desses profissionais no serviço”, avalia a coordenadora do Centro de Estudos do HRN, Ana Egliny Sabino Cavalcante.

HRC contará com nova residência médica

No Cariri, o edital prevê duas vagas para a residência em anestesiologia (Foto: Divulgação)

O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, contará, a partir de abril, com uma nova residência médica em anestesiologia, com duas vagas. A unidade já dispõe de outros seis programas: residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem, cirurgia-geral, clínica médica, medicina de emergência, medicina intensiva e um programa de residência multiprofissional em neurologia e neurocirurgia.

A unidade formou 13 residentes na última segunda-feira (26) sendo um profissional da residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem, oito de clínica médica e quatro da residência multiprofissional em neurologia e neurocirurgia. De 2012 até o momento, foram formados 124 profissionais especialistas. A coordenadora do Centro de Estudos, Ana Filomena, vê o momento com alegria, pois, de acordo com ela, no interior do estado, consegue-se formar profissionais especialistas que serão entregues à sociedade para prestar uma assistência segura, com conhecimento e competência.

“Isso é colocar em prática o que a gente se propõe, além de toda a assistência, o HRC tem uma missão de contribuir com o ensino na região do Cariri, e a formação médica e multi são exemplos disso. Temos muito orgulho e consciência da responsabilidade quando nos propomos a assumir e executar uma residência”, lembra.