Profissionais de seis municípios cearenses participam de capacitação para identificação de vetores da leishmaniose

16 de novembro de 2021 - 13:20 # # # # #

Texto: Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Fabio dos Santos

A Secretária da Saúde do Ceará (Sesa) promove, de terça (16) a sexta-feira (19), curso sobre identificação de vetores da leishmaniose. A capacitação, voltada para profissionais das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), é uma parceria da pasta estadual com o Ministério da Saúde (MS).

O treinamento busca aprimorar o conhecimento técnico de profissionais que atuam na vigilância dos vetores da doença nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, Ipaporanga, Barbalha e Juazeiro do Norte — selecionados pelo MS. “Participam os municípios que utilizam inseticida deltametrina 4% como ferramenta de controle da leishmaniose visceral”, comenta o orientador da célula de Vigilância Entomológica e Controle Vetorial (Cevet) da Sesa, Luiz Osvaldo.

De acordo com o orientador, “estes municípios vão incorporar o uso de coleiras impregnadas com inseticidas como ferramenta de controle. Concomitantemente, será realizado um monitoramento dos vetores nestas áreas”.

Leishmaniose visceral

A doença, popularmente conhecida como calazar, é uma zoonose crônica e sistêmica que, quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos humanos. Osvaldo explica que a transmissão não ocorre de pessoa para pessoa, e sim pela picada de um inseto infectado. “Na área urbana, o cão é a principal fonte de infecção. No ambiente silvestre, os reservatórios são as raposas e os marsupiais (como cassacos)”.

Curso para identificação de vetores da leishmaniose
Quando: 16 a 19 de novembro, às 8h30
Local: Centro Universitário Fametro (Unifametro) – Rua Conselheiro Estelita, 500 – Centro, Fortaleza