“Cuidando de quem cuida”: projeto do HMJMA incentiva colaboradores a melhorar hábitos alimentares

1 de outubro de 2021 - 10:01 # # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto: Diana Vasconcelos
Arte gráfica: Fabio dos Santos


Mesmo sonhando em perder 20kg, a farmacêutica bioquímica Mônica de Arrais Cavalcante, 62, não consegue resistir à “farofinha” durante o almoço. Assim como ela, muitas pessoas desejam ter uma alimentação mais saudável. Para estimular a prática, o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), lançou a opção “prato balanceado” para os colaboradores.

A iniciativa faz parte do projeto “Cuidando de quem cuida”, que visa à promoção da saúde física e mental dos funcionários da unidade. Diariamente, a equipe de Nutrição do HMJMA está fornecendo aos colaboradores uma opção de prato montado de forma balanceada. “É mais fácil do que imaginamos e perfeitamente possível de se montar, inclusive, em casa”, destaca a coordenadora do serviço de Nutrição do hospital, Ana Patrícia Aguiar.

Segundo a nutricionista, no almoço, metade do prato deve ser composto de verduras cozidas e/ou cruas. Um quarto deve ser preenchido com proteínas de origem animal (carnes) ou vegetal (feijão, lentilha, etc) – mas preparados de forma leve, ou seja, com temperos naturais e nada de fritura. Por fim, a fonte de energia do corpo humano, o carboidrato. “É importante que seja o carboidrato complexo, que é aquele rico em fibras, como arroz ou macarrão integral, batata doce, entre outros. Mas somente um, nada de misturar”, indica Ana Patrícia.


O prato balanceado está sendo oferecido para os colaboradores do HMJMA durante o almoço, todos os dias. Um informativo que explica a montagem da refeição também é entregue. A partir do dia 5 de outubro, todos os funcionários que decidirem aderir ao prato saudável vão receber um cartão fidelidade. “Além disso, serão ofertadas avaliações nutricionais para aqueles que desejarem receber uma orientação mais completa e personalizada sobre reeducação alimentar”, afirma a nutricionista.

Para isso, os colaboradores poderão agendar um encontro e, a partir de 6 de outubro, realizar a bioimpedância. Trata-se de um exame de avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional de cada pessoa. “Com esses dados, podemos direcionar a conduta nutricional”, ressalta Ana Patrícia.

A novidade tem sido bem recebida pelos colaboradores que já buscam o agendamento para avaliação. “A gente sabe que alimentação é tudo para o ser humano. Talvez, com essa avaliação, eu entenda a dimensão da necessidade de uma boa alimentação e me estimule a mudar e aderir (ao prato saudável). Sei que preciso perder peso”, diz a farmacêutica bioquímica Mônica de Arrais Cavalcante, que coordena o laboratório da unidade. “É a primeira vez que vejo um projeto assim”, comenta ela, que atua há 37 anos na área da Saúde.

Implantado desde 15 de setembro, cerca de 60 funcionários têm aderido ao prato saudável diariamente no HMJMA. “Mas, queremos mais. A pandemia é algo que vem maltratando muito a todos, inclusive, o profissional da saúde. Esse projeto veio ajudar a cuidar deles, do bem-estar deles, porque entendemos que a humanização da saúde pode acontecer de todas as formas. Fortalecendo os pacientes, mas também aqueles que cuidam”, pontua a diretora técnica da unidade, Angela Mapurunga.