Setembro Dourado: Centro Pediátrico do Câncer recebe lançamento da campanha de conscientização sobre câncer infantojuvenil

2 de setembro de 2021 - 09:50 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos:
Erika Mavignier


Campanha Setembro Dourado é uma iniciativa da Associação Peter Pan, entidade parceira do Hospital Albert Sabin

A campanha Setembro Dourado, movimento nacional pela conscientização do câncer infantojuvenil, foi lançada no Centro Pediátrico do Câncer (CPC) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nessa quarta-feira (1º). A iniciativa foi promovida pela Associação Peter Pan, entidade parceira do Hias que atende crianças e adolescentes com câncer em todo o Ceará e em outros estados do Nordeste e Norte do Brasil.

Na ocasião, a equipe da Associação realizou a entrega de kits com máscaras e um laço dourado para os pacientes. A oncohematologista e coordenadora médica do Centro, Selma Lessa, fez a abertura oficial da campanha reforçando a importância do diagnóstico precoce para o enfrentamento do câncer infantojuvenil.

“Quanto mais precocemente esses pacientes são diagnosticados, maiores são os índices de cura; eles usarão menos medicamentos e o sofrimento, que já é tão estigmatizado, será menor. Por isso, no mês de setembro, os médicos, todo o Hospital Infantil Albert Sabin, a sociedade civil e a Associação Peter Pan promovem diversas atividades com foco no suporte às famílias de pacientes já diagnosticados que estão em tratamento aqui no CPC e também daquelas que estão chegando”, reforça Lessa.


Há pouco mais de um ano e meio, a pequena Camilla Lis está em tratamento de leucemia linfoblástica aguda 

Para Marisa Girão, mãe da pequena Camilla Lis, de seis anos, que está em tratamento de leucemia linfoblástica aguda (LLA), esse suporte foi fundamental para que ela conseguisse se reerguer após a notícia do diagnóstico, há pouco mais de um ano e meio.

“Sou muito grata a todos da Associação Peter Pan e do CPC por todo o apoio desde o primeiro momento que chegamos. Quando a gente ouve falar de câncer, só pensa que é uma doença terminal e a notícia do diagnóstico tira o nosso chão, mas os funcionários daqui foram nos acalmando e fomos conhecendo mais sobre a leucemia. Hoje, graças a Deus e a todos os profissionais que cuidaram da minha filha, a Camilla está bem, em fase de manutenção”, relata.

Referência no tratamento de câncer infantojuvenil

O CPC é referência no diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil nas regiões Norte e Nordeste. Atualmente, a unidade acompanha cerca de 450 pacientes em quimioterapia e mais 1.500 crianças e jovens no “Ambulatório da Cura”, espaço destinado aos pacientes curados para acompanhamento por mais dez anos, após a finalização do tratamento.

Além disso, a equipe do Hias realiza, periodicamente, reuniões nas macro e microrregiões, além da Capital, bem como treinamentos das equipes de Saúde da Família pelo Programa do Diagnóstico Precoce do Câncer para que os profissionais possam identificar e suspeitar da doença já nos primeiros sinais. “Treinamos médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e, principalmente, os agentes de saúde da família, que adentram os lares das pessoas e podem identificar uma criança ou adolescente com suspeita de câncer. Uma vez identificados, eles nos encaminham esses pacientes e nós somos ‘porta aberta’ para recebê-los”, afirma Selma Lessa.