Gestores e coordenadores da Sesa debatem planejamento para o triênio 2021-2023

2 de agosto de 2021 - 16:09 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

Capital humano, redes de atenção, modelo de governança e gestão, além de inovação tecnológica foram temas abordados no encontro

O titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), gestores e coordenadores da pasta participaram, nesta segunda-feira (2), de workshop de alinhamento estratégico integrado para debater o planejamento da Rede Sesa no triênio 2021-2023. O encontro foi promovido pela escola de negócios Fundação Dom Cabral. Reuniões similares ocorrem desde 2019.

Entre os principais assuntos discutidos pelo grupo estão um modelo de investimento que seja sustentável, o desenvolvimento de lideranças e de qualificação profissional, além de um serviço de saúde conectado em rede para atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A população está vendo a Sesa como uma órgão ético, que busca equidade e que coloca o cidadão como o centro de tudo”, afirmou o secretário Dr. Cabeto.

Para promover as mudanças desejadas até 2023, o gestor explanou quatro eixos que circundam o cidadão e que devem ser priorizados: capital humano, redes de atenção, modelo de governança e gestão, além de inovação tecnológica.

De acordo com Dr. Cabeto, a Secretaria da Saúde do Ceará está se firmando como um órgão ético e que promove serviços igualitários

O primeiro ponto engloba qualificação profissional, plano de carreiras e valorização de pessoas. O segundo, agilidade no diagnóstico e tratamento e assistência hospitalar de excelência. Para um modelo de governança e gestão desejável, busca-se, por exemplo, a consolidação do setor de Compliance. Por último, disponibilização de soluções tecnológicas integradas, agilidade do atendimento com rastreabilidade e resolutividade, além da construção de Big Data, estão entre as medidas fundamentais para melhorar a experiência da população com os serviços de saúde. Muitas das estratégias já foram colocadas em prática, como a construção das plataformas Saúde Digital e IntegraSUS, importantes aliadas no combate à pandemia da Covid-19 e à desinformação.

Regionalização

As transformações para um sistema acessível e igualitário perpassam a regionalização da Saúde, medida que integra a Plataforma de Modernização da pasta. Hospitais polo, vigilância em saúde ampliada e estruturação da Fundação Regional da Saúde (Funsaúde)com inscrições abertas para concurso – são parte do fortalecimento proposto pela Sesa, bem como soluções digitais e de custos efetivos.