Saúde do Ceará lança painel no IntegraSUS para monitoramento da cobertura vacinal

4 de abril de 2023 - 10:12 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Evelyn Barreto
Fotos: Diego Sombra/Evelyn Barreto

O quadro visual traz dados relacionados ao cenário estadual de imunização de crianças recém-nascidas até 12 meses de idade completos

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) lança, nesta terça-feira (4), o Painel de Coberturas Vacinais, ferramenta integrada à plataforma IntegraSUS. O quadro visual traz dados relacionados ao cenário estadual de imunização de crianças recém-nascidas até 12 meses de idade completos. Aberto para a sociedade, o sistema reúne, ainda, informações sobre imunobiológicos previstos no calendário vacinal deste público.

De acordo com o titular da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig) da pasta, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), o novo dashboard foi criado a fim de monitorar as coberturas vacinais, facilitando a implementação de estratégias para a ampliação dos índices, em queda desde 2019.

LEIA TAMBÉM: Por que precisamos tomar vacinas contra a gripe anualmente? Ceará realiza “Dia D” de imunização no sábado (15)

“O acesso aos dados objetiva não só promover transparência, mas, sobretudo, facilitar o acompanhamento e a avaliação da situação local. A plataforma viabiliza um planejamento e intervenções mais específicas para diferentes municípios”, explica o médico epidemiologista (foto à esquerda).

A ferramenta mostra a situação vacinal do ano vigente e dos quatro últimos anos por região dos seguintes imunizantes: BCG, hepatite A, pneumocócica, meningocócica, pentavalente, poliomielite, tríplice viral (duas doses), varicela, entre outros.

“É um conjunto de vacinas essencial para esse público-alvo. As altas coberturas vacinais é um dos fundamentos mais elementares da prevenção de doenças e da promoção da saúde”, acrescenta o gestor.

Sistema de informação

Os dados do novo painel são retirados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), por meio de relatórios consolidados a partir de registros dos vacinados inseridos no e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS).

“Trata-se de um sistema de informações que não se baseia somente na contagem das doses disponíveis. O SIPNI vincula a identificação das pessoas aos imunizantes aplicados”, afirma Antônio Lima.

IntegraSUS

A plataforma da Sesa integra sistemas de monitoramento e de gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro, além do planejamento da pasta estadual e dos 184 municípios cearenses.

Os dados são abertos para a população e auxiliam gestores em tomadas de decisões e na construção ou na reformulação de políticas públicas.