Papo SUS discute ações integradas em saúde a partir do programa Cuidar Melhor

7 de junho de 2021 - 13:34 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:
Daniel Araújo
Arte gráfica: Júlio Lopes


Com o objetivo de melhorar os resultados em saúde no Ceará, o programa Cuidar Melhor reúne uma série de estratégias a partir da cooperação entre Estado, municípios e sociedade. Mas você sabe como as propostas do projeto podem refletir na sua realidade e no cotidiano da sociedade cearense como um todo? Para discutir esse e outros pontos, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza nesta terça-feira (8) mais uma edição do Papo SUS.

Com o tema “Cuidar Melhor: cooperação e incentivos financeiros para a melhoria dos resultados em saúde”, a live será transmitida pelo perfil no Instagram @espceara a partir das 19 horas. O bate-papo será conduzido pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, e contará com a participação de Caio Cavalcanti, coordenador de Políticas Intersetoriais em Saúde da Sesa.

>> Cuidar Melhor: Sesa reforça proposta do programa para municípios das regiões de saúde do Sertão Central e de Fortaleza

Lançado em janeiro de 2021 em caráter pioneiro, a iniciativa objetiva avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, reduzindo as mortalidades infantil, por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e por acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. “A cooperação técnica e os incentivos financeiros são os pontos mais fortes para que o programa alcance esses melhores resultados em saúde esperados pelo Governo do Ceará”, afirma Caio Cavalcanti.

O projeto busca reunir ações e serviços em redes de atenção no âmbito das regiões de saúde, potencializando a atuação da Atenção Primária à Aaúde e a articulação intersetorial, com transparência e ampla participação da sociedade.

Para 2021, o Cuidar Melhor priorizará a identificação, o acesso qualificado e continuidade do cuidado à saúde de crianças, gestantes e puérperas, adolescentes, pacientes com diabetes mellitus e com hipertensão arterial sistêmica, usuários(as) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Papo SUS

O Papo SUS tem como principal objetivo destacar a atuação do sistema público de saúde nas políticas da área, na qualificação de trabalhadores e gestores e na assistência ao cidadão. As lives são transmitidas quinzenalmente, sempre às terças-feiras.

Serviço

Papo SUS
Tema: Cuidar Melhor: cooperação e incentivos financeiros para a melhoria dos resultados em saúde
Quando: terça-feira (8), às 19h
Convidado: Caio Cavalcanti (coordenador de Políticas Intersetoriais em Saúde da Sesa)
Acesse em instagram.com/espceara