Unidade móvel da ESP/CE começa a percorrer o estado e capacita primeira turma de trabalhadores da saúde em Redenção
29 de maio de 2026 - 16:08 #Educação na Saúde #Ensino #Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) #simulação realística #Unidade Móvel #Unidade móvel da ESP/CE
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos, Vídeos e Áudio: Raiane Ferreira
Suporte Básico de Vida (SBV) foi a abordagem que norteou a abertura oficial do cronograma de atividades do novo equipamento
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) começou a percorrer o estado com uma unidade móvel de treinamentos. O primeiro município a receber a iniciativa foi Redenção, no Maciço de Baturité, a 55 quilômetros de Fortaleza.
Nessa quinta-feira (28), cerca de 70 trabalhadores da saúde atuantes na rede local participaram de uma capacitação de Suporte Básico de Vida (SBV), a fim de atualizar e desenvolver técnicas essenciais para o atendimento inicial de pessoas em situações de emergência.
Todo o ciclo de aprendizagem foi conduzido pela equipe da Assessoria de Desenvolvimento Educacional (Adese) da autarquia, que é vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
A fisioterapeuta Mirella Costa, 33, fez parte da turma. Coordenadora do Centro de Especialidades Médicas Dr. Manuel Tibúrcio Cavalcante, vinculado à Prefeitura de Redenção, ela disse que o momento de aprendizado contribuirá decisivamente para o aprimoramento das atividades executadas diariamente nos serviços. Assista ao depoimento:
Além dos profissionais da saúde, estiveram presentes durante a prática realizada no Campus das Auroras, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona; a secretária da Saúde de Redenção, Adamir Ramos; e Silane Barreto, no ato, representando a prefeita de Redenção, Selma Benevides.
Para Pamplona, a novidade veio para reforçar a assistência à população, considerando que as equipes vão ter acesso ao conhecimento ainda mais perto de casa. Veja:
Socorrista há 20 anos, Paulo Régis Gomes, 40, (foto) classificou o treinamento como uma oportunidade de absorver e multiplicar saberes na localidade. “Esse momento foi algo muito rico e benéfico. Principalmente por trabalharmos no dia a dia do Atendimento Pré-Hospitalar (APH). É um conhecimento a mais, e, como a saúde é feita de detalhes, você tem de absorver ao máximo para poder aplicar na prática do cotidiano”, reforçou.
Atualmente, Redenção tem cerca de 28.600 habitantes registrados no Sistema Único de Saúde (SUS), número que se reflete em aproximadamente 90 mil atendimentos por ano. De acordo com Adamir Ramos, titular da pasta municipal de Saúde, a qualificação foi estratégica para a gestão. Ouça:
Transformação do aprendizado
Espaço inovador, pensado para fortalecer a qualificação profissional e transformar o aprendizado em uma experiência dinâmica, prática e imersiva, com foco na Simulação Realística. O veículo especial, projetado em formato de trailer, disponibiliza cursos com múltiplas abordagens, como Manejo de Emergências Ginecológicas e Obstétricas, Consulta de Pré-Natal e Imunização.
Os municípios interessados em solicitar a visita da unidade itinerante podem formalizar a demanda via e-mail: esp@esp.ce.gov.br.
A expectativa é que, com o novo equipamento, a ESP/CE alcance cerca de 450 profissionais por mês e até 3.600 por ano, nos mais diversos territórios.