Projeto Acalentar: videochamadas no Hias aproximam familiares de pacientes

13 de janeiro de 2021 - 08:35 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HIAS
Repórter: Eduarda Talicy
Fotos: Filipe Dutra


Segundo famílias, momento de ligação é emocionante e traz mais confiança

Reduzir distâncias e trazer conforto e humanização para o processo de internamento infantil para pacientes estão entre os principais objetivos do Projeto Acalentar. A ação, que surgiu no início da pandemia para internados na Unidade de Tratamento Intensivo 3 do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da rede pública da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), se consolidou e se transformou em projeto na unidade. Realizado por uma equipe multiprofissional, a iniciativa, que também traz benefícios para os profissionais, inclui psicólogos, assistente social e médica pediatra.

Atualmente, além da UTI 3, o serviço de videochamadas também é utilizado nas UTIs 1 e 2, na Unidade de Pacientes Especiais (UPE) e pelo serviço de Cuidados Paliativos do hospital. Ao todo, já foram realizadas mais de 100 encontros virtuais.

De acordo com a pediatra Cinara Carneiro, uma das autoras do projeto, além de trazer benefícios para as crianças internadas e as famílias, a proposta também se mostrou muito importante para os profissionais das unidades. “No momento que desenhamos esse projeto, a gente trouxe esse acalento para essas crianças e pra gente também. Foi uma forma de voltar ao contato que a gente costumeiramente tinha com a família, ter uma sensação maior de que os cuidadores estão compreendendo bem as informações sobre o tratamento que está sendo realizado”, explica a pediatra.

“Tirar o ventilador [mecânico] do paciente já é uma conquista, mas permitir que a família veja esse sucesso é o ponto alto do plantão da gente. E tenho certeza que não é só minha impressão”, continua a médica, que atua na UTI 3.

Projeto

Participam das videochamadas pacientes que tenham capacidade de comunicação verbal efetiva. As visitas virtuais ocorrem duas vezes por semana, com duração de cinco minutos, e são mediadas por profissionais da psicologia que também estarão disponíveis para acolhimento psicológico do paciente e das famílias durante as visitas.

Uma das beneficiadas foi Samyra Soares, de 17 anos, que chegou a passar 12 dias internada na UTI 3 em junho de 2020. De acordo com a mãe da adolescente, Eurisledenia Santos, poder ver a filha, ainda que por meio de uma tela, deu muita confiança. “Ela é filha única, e esses 12 dias foram uma eternidade. Foi uma emoção muito grande não só para mim como para toda a minha família. Ver ela hoje bem é maravilhoso”, comemora.

“Este momento da videochamada é um momento de muito acalento porque, assim que um paciente acorda, a primeira coisa que essa criança busca são as pessoas de confiança e do convívio dela”, afirma Bruna Fonteles, psicóloga do Centro de Emergência do Hias.


Videochamadas se tornaram ponto alto do dia-a-dia técnico das UTIS

Assim como Cinara, Bruna também considera que este é também um acalento para a equipe profissional. “A rotina de uma UTI é muito focada em procedimento, muito técnica, então esse momento traz sempre muita alegria e emoção”, observa.

Também fazem parte do grupo criador do projeto a assistente social Saionara Pereira e a psicóloga residente em pediatria Vanilla Oliveira.

Suporte para tablet sustentável facilita comunicação

Em ação conjunta com a equipe multiprofissional, ainda no ano passado, foi implantado o uso de um suporte para tablet sustentável feito com canos de PVC e plástico, de fácil montagem e limpeza, facilitando o uso para pacientes com dificuldades de manipulação de objetos ou de mobilidade.

Equipe multiprofissional do Hias já realizou mais de 100 visitas virtuais

“Nem toda criança consegue sentar ou gosta de fazer a videochamada deitado. Então, fizemos de uma forma que a criança conseguisse utilizar o tablet na posição que ela estivesse mais confortável”, explica a terapeuta ocupacional Moniky Lopes, criadora do suporte.

O material utilizado para a confecção de seis dispositivos foi conseguido por meio de doações das próprias equipes das unidades.