Unidade de AVC se destaca por rapidez no atendimento

26 de outubro de 2020 - 17:12 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter:
Felipe Martins
Arte gráfica: Francisco Oliveira

“Senti uma tontura com uma dorzinha de cabeça e de repente apaguei”, conta Tereza Carneiro, 70, durante o terceiro retorno dela ao ambulatório de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), do Governo do Ceará. A professora aposentada teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em fevereiro deste ano e o tempo rápido de atendimento no hospital foi crucial para a recuperação sem sequelas.

Quando se trata da doença que mais mata pessoas no Brasil e a que mais incapacita pessoas no mundo, cada minuto é valioso e pode fazer a diferença. “Se o atendimento a um paciente com AVC é feito nas primeiras três horas e, mais importante ainda, nos primeiros 90 minutos, as chances de sequelas importantes diminuem bastante”, afirma o chefe da Unidade de AVC do HGF, Fabrício Oliveira.

Para a filha de dona Tereza, Ana Paula Carneiro, 38, a rapidez no atendimento da Emergência do hospital foi um grande alívio. “Ela foi atendida em 15 minutos e teve um acompanhamento ótimo. Não temos o que reclamar”, conta.

Mas, como ressalta Fabrício Oliveira, a rapidez no atendimento não é o único fator preponderante para a recuperação bem-sucedida do paciente. “No HGF, temos uma equipe multidisciplinar muito bem treinada para atender casos de AVC. Logo na chegada do paciente, as equipes da Emergência e da Neurologia trabalham juntas para identificar qual o estado da doença e quais procedimentos devem ser tomados, como aplicação de medicamentos intravenosos, exame de tomografia computadorizada, entre outros”, conta.

A equipe multidisciplinar do setor é composta por médicos neurologistas, fonoaudiólogos, odontólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, que monitoram 24 horas por dia os leitos de internação na Unidade de AVC do hospital.

Centro de referência

A Unidade de AVC do HGF existe há 11 anos e hoje é centro de referência no atendimento e tratamento da doença no Ceará. Com uma média de atendimento de 80 pacientes por mês, o serviço dispõe de 20 leitos de internação, equipe multidisciplinar e tecnologia de ponta.