Secretário reúne-se com gestores municipais e visita unidades de saúde no Cariri

2 de outubro de 2019 - 16:03 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/Fotos:
Fátima Holanda

Um dia após a sanção da lei que trata da integração das regiões de saúde, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.Cabeto), visitou unidades de saúde do Cariri ao lado de gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), secretários municipais de saúde e profissionais da área. A visita ocorreu durante todo o dia da terça-feira, 1º de outubro.

A regionalização trata de cinco macrorregiões, conhecidas como regiões de saúde: Cariri, Sertão Central, Sobral, Jaguaribe e Fortaleza. “O Cariri é uma região importante e um dos motivos dessa visita foi ver in loco as demandas da saúde na região. A região se desenvolveu bastante, tem áreas com especialidades bem desenvolvidas. Com essa regionalização, serão ampliadas”, declarou o secretário.

Ele visitou unidades de saúde nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Dentre elas, quatro unidades do Governo do Ceará: o Hemoce, o Hospital Regional do Cariri, a Central de Regulação da Macro Cariri e a obra da Policlínica Regional no Crato. Em todas ouviu as demandas dos gestores e profissionais da unidade. “O principal foco do Sistema de Saúde é o usuário”, ressaltou Dr. Cabeto.

Participaram da visita o secretário de Saúde do Crato, André Barreto; a secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Rolim; a secretária de Saúde de Barbalha, Polyana Callou; as coordenadoras Regionais de Saúde,Tereza Cristina Maia (18ª CRES), Dione Figueiredo (19ª CREs) Marina Matta (20ª CRES) e Georgia Xavier (21ª CRES), secretário executivo do Consórcio Público de Saúde do Crato, Paulo de Tarso, além de diretores dos hospitais visitados.

Lei Nº 17.006

O Governador do Ceará, Camilo Santana, sancionou a lei da Regionalização na última segunda-feira, 30 de setembro, que faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde. A Lei Nº 17.006 dispõe sobre a integração, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), das ações e dos serviços públicos de saúde do Estado e dos 184 municípios, divididos em regiões de saúde.