Nutricionista orienta sobre cuidados para evitar excessos durante festas juninas

10 de junho de 2019 - 09:29 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/Fotos: Martina Dieb

O mês de junho chega com a profusão de festas regionais que tomam as ruas da capital e do interior do Ceará, levando apresentações culturais e diferentes opções de comidas tradicionais. Com a variedade de comidas típicas, exagerar na alimentação pode ser uma tentação.

“É preciso fazer uma restrição de consumo ou se houver possibilidade, escolher opções reduzindo a quantidade de açúcar, de sal ou até mesmo de gordura, dependendo do prato”, orienta Rochele Riquet, nutricionista do Centro de Saúde Meireles, unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

De acordo com a nutricionista, o consumo dos pratos típicos deve ser moderado devido à quantidade calórica das preparações. Alimentos à base de milho, como canjica, munguzá, pipoca, bolos e pamonha, por exemplo, são comuns durante as festas de São João, Santo Antônio e São Pedro, que acontecem até o final do mês.

Rochele sugere para quem vai aproveitar os festejos, optar por uma alimentação mais leve e prestar atenção nas condições de higiene, verificar se os alimentos estão em local limpo e devidamente acondicionados. “Além de dificuldade de digestão, a depender dos hábitos alimentares, o consumo em excesso pode resultar em diarreia. É importante avaliar a higiene dos pratos e preservação do alimento”, ressalta.