HGF encerra comemoração dos 50 anos com serviços para população e homenagens

27 de maio de 2019 - 17:26 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF - Débora Morais

“Que coincidência eu estar presente neste evento, participando, com uma música de minha autoria, do aniversário de 50 anos da Unidade. Eu falo isso porque há 27 anos eu fui salvo por um milagre divino e pelas mãos dos médicos do HGF”, falou o músico Christian Pinheiro, 46, um dos integrantes da Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que se apresentou nas festividades do jubileu de ouro do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Estado, na noite da última quinta-feira, 23. Em 1992, o músico, que é diabético, chegou em coma à unidade e foi prontamente atendido. Desde 2012, faz parte da banda sinfônica que se apresentou durante a comemoração do hospital onde teve a saúde restabelecida.

A solenidade aconteceu em um dos mais importantes equipamentos culturais do Ceará, o Cineteatro São Luiz, onde autoridades, funcionários, ex-funcionários e pacientes, puderam acompanhar a apresentação da orquestra sob a regência do maestro Landi. Clássicos da música francesa e russa foram executados, além de composições de Christian Pinheiro, C. Debussy e Korsakov.

O secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, esteve no evento e enalteceu o trabalho de todos que fazem o HGF. “Eu estou aqui para parabenizar diversos profissionais da mais alta qualidade. Pessoas que têm uma formação não só técnica, como também humana, e que têm esse enorme desafio de se modernizar, de mudar valores e estabelecer o que deve ser mantido”, declarou o secretário da Saúde.

Tradição

Ao longo desses 50 anos, o Hospital se consolidou como uma referência nas mais diversas áreas da saúde. O neurocirurgião, Flávio Leitão, um dos que iniciaram o serviço de neurocirurgia do hospital, fez um resgate histórico dos 50 anos do HGF e relembrou a inauguração, durante o evento.

“Às dez horas da aprazível manhã de 23 de maio de 1969 engalanou-se o céu fortalezense de profundo azul, o vento Cécias da mitologia grega que sopra do nordeste, diminuiu a cresta determinada pelo acicate dos raios do inclemente sol da Terra da Luz, e, neste ambiente de incontida euforia e desmedido júbilo, pequena multidão se acotovelava, no pátio externo do Hospital, para testemunhar ansiosa, o primeiro momento da existência deste templo de Esculápio, um promissor evento para a história da Medicina no Ceará. Foi inaugurado o melhor hospital público da região Norte e Nordeste do Brasil – o Hospital Geral de Fortaleza (HGF)”, rememorou o especialista.

Homenagem aos 50 anos AL

Ainda na comemoração do jubileu, na noite da sexta-feira, 24, a Unidade foi homenageada durante uma Sessão Solene, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado Ceará. A homenagem foi requerida pelo deputado estadual Salmito Filho, que em sua fala destacou a importância do Hospital Geral de Fortaleza. Ele afirmou que há meio século a unidade vem salvando vidas e prestando serviços aos cearenses e aos estados vizinhos.

“O HGF tem grande importância na vida de dezenas de milhares de cidadãos cearenses e de estados vizinhos. Os desafios com certeza não foram poucos, tendo sido marcante o desenvolvimento das tecnologias de saúde adotadas pelo hospital”, relatou. Ele destacou também a excelência de toda a equipe de profissionais, o perfil de alta complexidade e humanização do atendimento.

Na solenidade na Assembleia, receberam homenagem, com a entrega de certificados, o diretor geral do Hospital Geral de Fortaleza, Daniel de Holanda Araújo; os médicos Níobe Ribeiro Furtado, cardiologista representada pelo uroginecologista, Ananias Vasconcelos; Romero de Matos Esmeraldo, cirurgião geral; Raimundo Nobre, representando o projeto Rim Arte, que é desenvolvido por transplantados renais do HGF.

Durante fala na tribuna, Daniel de Holanda, destacou a contribuição dos que fizeram e fazem do HGF o principal hospital do Ceará e um dos centros mais reconhecidos do Brasil. “A assembleia presta uma homenagem muito justa a um hospital que passou décadas e sobreviveu a muita coisa. Agora, só nos resta pensar no futuro e otimizar o que temos”, declarou o gestor.

Atendimento à população

No encerramento da semana de comemorações, o HGF levou atendimento à população na Praça do Ferreira, no último sábado, 25. As atividades de saúde na praça reuniram serviços como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, ação preventiva de câncer de boca, ações educativas para prevenção de AVC, oficinas e captação de mães doadoras de leite, palestra de cuidados com a voz, atividades sobre higienização das mãos, orientação e planejamento familiar e oficina de cuidado com o paciente de alta complexidade de UTI.