Webpalestra mobiliza para vacinação contra HPV e meningite

9 de março de 2018 - 13:14 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel / (85) 3101.5221 / 3101.5220

alt

Acontece neste mês, em todos os municípios, a intensificação da vacinação de adolescentes contra HPV e meningite. Para reforçar a mobilização, a Secretaria da Saúde do Ceará transmite na terça-feira, 13 de março, às 14 horas, webpalestra com orientações sobre a vacinação dos adolescentes por meio das estratégias desenvolvidas pelo Programa de Saúde na Escola (PSE), em conjunto com o Programa de Saúde da Família (PSF), para o resgate dos adolescentes não vacinados e atualização da caderneta de vacinação. Os profissionais do PSE e PSF dos municípios terão acesso às palestras das técnicas Surama Elarrat, do Núcleo de Imunizações (Nuimu), e Márcia Lessa, do Núcleo da Saúde da Mulher, do Adolescente e da Criança (Nusmac). Para participar da webpalestra, basta clicar no link  https://extranet.saude.ce.gov.br/telessaude

A vacina que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014. Este ano, a vacina HPV quadrivalente está disponível para a população do sexo feminino de nove a 14 anos de idade e para a população do sexo masculino de 11 a 14 anos, com esquema vacinal de duas doses (0 e 6 meses). A vacina meningocócica C (conjugada) foi ampliada em 2018 para adolescentes do sexo feminino e masculino de 11 a 14 anos de idade. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda administrar o esquema de duas doses, aos três e cinco meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias, sendo o primeiro reforço administrado aos 12 meses de idade. Os adolescentes de 11 a 14 anos devem receber o segundo reforço ou dose única conforme situação vacinal encontrada.

O papilomavírus humano (HPV) é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, até 90% das verrugas anogenitais e, ainda, outros tipos de câncer que podem estar associados ao vírus – vagina, vulva, pênis, anus e orofaringe. A vacinação contra o HPV é a forma mais eficiente de se proteger contra esses cânceres. Estudos apontaram a necessidade de doses de reforço da vacina meningocócica para garantir a proteção nessa fase da vida. Nos adolescentes, a vacina garante proteção por prolongado período, até a idade adulta, com diminuição das taxas de incidência da doença em condições endêmicas. Assim, a vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta, impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários. A meta de cobertura da vacinação contra HPV e meningite em adolescentes de 9 a 14 anos é de 80% dessa população.

Para participar da webpalestra, basta clicar no link: https://extranet.saude.ce.gov.br/telessaude

Mais informações com o Núcleo de Telessaúde do Ceará: (85) 3219-5873/ telessaude.nuapce@gmail.com