Influenza suína: Sesa monitora caso de paciente que já recebeu alta

29 de abril de 2009 - 20:56

    
A Secretaria da Saúde do Estado está monitorando o caso da paciente que estava internada no Hospital São Carlos e foi liberada na tarde de hoje, quarta-feira, 29 de abril. Ela passa bem. Apesar da paciente ter vindo da Flórida (EUA), estado que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até às 14 horas de ontem, 28 de abril, não havia sido afetado pelo vírus da influenza suína (H1N1), a Sesa, vigilante na prevenção e controle da saúde pública, continua monitorando o caso. O material coletado para exame foi enviado ao Evandro Chagas, em Belém (PA), laboratório que é a referência do Ministério da Saúde para o Norte/Nordeste. Para as outras regiões, as referências são os laboratórios Manguinhos, da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e Adolfo Lutz, em São Paulo.

Para discutir ações de controle e prevenção da influenza suína, a Secretaria da Saúde do Estado reúne amanhã, 30, às 14 horas, diretores e infectologistas de unidades de saúde públicas e da rede complementar. Profissionais de saúde da Infraero também foram convocados para o encontro, que será no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380, Meireles. 

No site www.saude.ce.gov.br, a Sesa divulga nota técnica sobre influenza suína. Na nota, além de informar sobre os sintomas e dar orientações aos viajantes que se destinam às áreas afetadas e aos viajantes que estão vindos dos Estados Unidos, México, Espanha, Nova Zelândia, Canadá, Panamá, a Secretaria enumera as providências adotadas para garantir atendimento  de casos suspeitos. Está definido que o Hospital São José é a referência estadual para atendimento de pessoas suspeitas de contaminação pelo vírus A-H1N1 (influenza suina). Nos casos de necessidade de internação, a referência, como indica a nota técnica, é o Hospital Universitário Walter Cantídio.