“Suporte Básico de Vida”: enfermeiros das UPAs passam por treinamento na ESP/CE
8 de maio de 2026 - 15:14 #enfermeiros #Suporte básico de vida #Treinamento
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto e vídeos: Raiane Ferreira
Atividades educacionais ocorreram ao longo de dois dias no Laboratório de Simulação Realística da instituição de ensino
Cerca de cem enfermeiros atuantes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) estiveram, nessa quarta (6) e quinta-feira (7), na Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à pasta estadual, para atualizar e desenvolver conhecimentos.
O grupo participou de um treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV) — conjunto de primeiros socorros essenciais realizados para manter uma pessoa viva até a chegada de atendimento médico especializado. A iniciativa foi conduzida pela administração das UPAs, em parceria com a ESP/CE, considerando a expertise que a instituição de ensino possui no campo da Simulação Realística.
“Esses profissionais já prestam assistência de urgência e emergência quando os usuários chegam às UPAs com dificuldade para respirar. Então, ao longo desses dois dias, eles tiveram acesso a atualizações no atendimento com Suporte Básico de Vida (SBV), e o conhecimento também foi ampliado para um treinamento avançado, dentro do que compete ao papel da enfermagem”, explicou a responsável técnica pelo Centro de Simulação em Saúde (CSS) da ESP/CE, Cleoneide Oliveira. Assista ao depoimento da gestora:
Para Emanuelle Costa, 42, enfermeira da UPA Praia do Futuro há 14 anos, participar da experiência de simulação realística voltada especificamente para atendimentos que exigem habilidades em SBV foi um momento enriquecedor, com resultados diretos nas práticas de rotina dela.
O treinamento contou com a participação de duas facilitadoras: a analista de Educação Permanente das UPAs, Luana Christina de Barros, e a enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Fortaleza (Samu 192) e coordenadora de Enfermagem da Ortopedia do Hospital Universitário do Ceará (HUC), Cláudia Regina de Castro.
Durante as atividades, os participantes passaram por momentos teóricos e práticos, utilizando metodologias ativas e simulações, a fim de aprimorar habilidades técnicas e tomadas de decisão.