Sistema de Gestão Hospitalar é implantado no Hospital de Messejana

14 de julho de 2020 - 09:15 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Repórter:
Jessica Fortes
Arte gráfica: Jeorge Farias

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, passou a contar com o IntegraSH, um sistema de gestão hospitalar online que reúne informações sobre todos os atendimentos realizados pela unidade. Além de otimizar a prestação de serviços, o projeto permitiu, a partir do investimento em tecnologia, a implantação do prontuário eletrônico.

Unidade terciária referência no tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, o HM foi o primeiro hospital da rede estadual a receber o sistema. “A informatização é uma necessidade antiga da unidade. A coleta de dados deve ser instantânea e nós precisávamos acompanhar as evoluções. Recebemos esse sistema com alegria e não temos dúvidas das melhorias que serão implantadas. É uma nova fase”, descreve o diretor médico assistencial do HM, Carlos Augusto Lima Gomes.

O objetivo do IntegraSH é integrar todos os serviços de assistência, implementar melhorias, redesenhar processos, reduzir custos, agilizar o atendimento e, com isso, melhorar a experiência do paciente. A implantação do sistema está entre as ações inovadoras previstas na Plataforma de Modernização da Saúde, criada pela Sesa para proporcionar um serviço público de saúde de excelência à população.

Mais segurança

Com o IntegraSH, todas as informações do paciente serão armazenadas e unificadas. Os dados de identificação, exames, sintomas anteriores e tratamentos realizados ficarão armazenados e serão atualizados a cada atendimento.

“O sistema integrará as três portas de entrada dos pacientes na unidade: ambulatório, emergência e internações eletivas. Ou seja, por onde o paciente passar, os profissionais terão acesso a todos os registros. Se daqui a um ano o paciente precisar de algum serviço do hospital, ele terá o mesmo número de prontuário e todas as informações passadas estarão disponíveis”, explica o analista de implantação do IntegraSH, Elvis Almeida.

A organização dos dados, o registro eletrônico e o acesso ao histórico das pessoas atendidas possibilitam otimizar o trabalho, eliminar os desperdícios e minimizar a espera dos pacientes. Dessa forma, a gestão do Hospital e a Sesa conseguirão priorizar o que é mais necessário para a unidade.

Implantação

O IntegraSH será gerenciado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Sesa, responsável pelo desenvolvimento do projeto. O sistema começou a ser implantado em maio. No HM, cerca de 50 profissionais trabalham diariamente para aplicar a ferramenta e treinar as equipes assistenciais e administrativas.

“Renovamos todo o parque tecnológico da unidade, colocamos novos computadores, passamos cabos de transmissão em vários setores e disponibilizamos rede wireless em pontos estratégicos”, ressalta o coordenador da Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesa, Ramsés Felipe de Oliveira.

Além do IntegraSH, também estão sendo implantados simultaneamente no HM o sistema de almoxarifado, o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), o Serviço de Organização de Prontuários (SOP) e a reorganização do Núcleo Interno de Regulação (NIR), setores fundamentais para a administração da unidade.