Helv ganha prêmio nacional de inovação tecnológica no setor elétrico

13 de setembro de 2023 - 16:47 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci
Texto: Isabelle Azevedo
Foto: Divulgação

Jamil Kerbage, desenvolvedor do projeto, representou o Helv na cerimônia de premiação

O projeto “Monitoramento de sistemas críticos em hospital terciário” desenvolvido no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ganhou o primeiro lugar na categoria Inovação Tecnológica do Prêmio OSE (O Setor Elétrico), promovido durante a 44º edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE). A premiação foi realizada na noite desta terça-feira (12), no Centro de Eventos do Ceará.

O projeto monitora em tempo real, por meio de microcontroladores, sensores de pressão digital e sensores de medição de ar ambiental, parâmetros críticos, como qualidade do ar, pressão de gases medicinais e outros fatores ambientais vitais para a saúde dos pacientes. Os dados coletados são enviados para uma plataforma de visualização on-line, podendo ser acessado em tempo real ou com o histórico.

O coordenador de manutenção predial do Helv, Jamil Kerbage, desenvolvedor do projeto, explica que o monitoramento melhora a qualidade do atendimento assistencial, proporcionando um ambiente hospitalar mais seguro e saudável. Além disso, o material informado ajuda na prevenção de incidentes e na tomada de decisões.

“A capacidade de detecção antecipada de variações em sistemas de suporte à vida, como os gases medicinais, contribui diretamente para a segurança dos pacientes. Os dados coletados podem ser utilizados também para otimizar os sistemas de climatização, reduzindo o consumo de energia e, consequentemente, os custos operacionais”, avalia o engenheiro eletricista.

Kerbage explica ainda que o projeto prevê a nacionalização de tecnologias. “Mesmo com componentes externos, a parte de programação foi realizada localmente. Isso abre caminho para o desenvolvimento de soluções adaptadas às necessidades nacionais e regionais, contribuindo para o avanço da tecnologia nacional”, afirma.

Sobre o prêmio

O Prêmio OSE (O Setor Elétrico) objetiva dar visibilidade a soluções inovadoras em segurança e qualidade, premiando profissionais e empresas que contribuem para o aprimoramento da área. Ele está dividido em cinco categorias: Pesquisa & Desenvolvimento; Energias Renováveis; Instalações Elétricas; Inovação Tecnológica; e Projeto Luminotécnico. A premiação faz parte da programação da 44ª Edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico – CINASE, que está sendo realizada entre os dias 13 e 14 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. Com o tema “O ponto de encontro do setor elétrico”, o encontro é voltado a toda a cadeia de energia elétrica.