ConGpR debate governança orientada para resultados

12 de março de 2020 - 16:19

Assessoria de Comunicação da ESP
Repórter:
Daniel Araújo

O segundo dia de atividades no I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados (I ConGpR) ofereceu aos participantes uma programação diversificada de palestras, apresentações em painéis e mostra de trabalhos científicos. Na manhã desta quinta-feira, 12, o secretário da Saúde do Ceará,  Dr. Cabeto, apresentou  a Plataforma de Modernização da Saúde no evento.

Numa apresentação rápida e descontraída, o secretário reforçou a importância da transparência na saúde do Estado para melhorar a qualidade do serviço ofertado à população. “O sistema (Saúde) é das pessoas, do usuário. Dar transparência aos dados é empoderar a sociedade. Não podemos esquecer que pessoas, no nosso caso, são prioritariamente pacientes, usuários, sociedade. E o sistema é deles. Portanto, dar transparência aos dados é dar o poder de julgar, dar o poder de escolha, ou seja, empoderar a sociedade”, destacou o gestor.

O Secretário Executivo da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Flávio Ataliba e o Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, participaram de um painel de entrevistas no Congresso. O foco foi perspectiva do empoderamento social alcançado a partir dos processos de gestão e governança orientados para resultados.

Ivo Gomes discutiu e apresentou alguns dos principais desafios com os quais a gestão municipal lida. De acordo o prefeito, as ações desenvolvidas no campo da educação, por exemplo, são trabalhadas de forma contínua. “Hoje sou prefeito, mas os projetos em Sobral estão bem avançados. Estou apenas com a responsabilidade de manter as conquistas alcançadas anteriormente”, frisou.

Mostra Científica

A troca de conhecimento nos campos da gestão pública do Brasil e da América Latina foi uma das marcas do congresso. Durante esta quinta-feira, vários profissionais, pesquisadores e acadêmicos apresentaram produções científicas relacionadas a gestão pública para resultados.

Ao todo, cerca de 100 trabalhos foram aprovados para a mostra. Desse total, 20 serão publicadas nos anais do congresso.  As atividades do evento seguem nesta sexta-feira, 13.

I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados
Quando: 11,12 e 13 de março
Local: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz