Governo constrói CEO, hospital e agora uma policlínica em Acaraú

9 de outubro de 2009 - 18:04

f
O Governo do Estado está construindo três unidades de saúde em Acaraú: Centro de Especialidades Odontológicas, Hospital Pólo e agora a policlínica regional. O Governador Cid Gomes assina a ordem de serviço da policlínica neste sábado, 10, às 19h30min, na Praça do Centenário, centro de Acaraú. O investimento é de R$2.967,500,00, recursos exclusivamente do Tesouro do Estado.

A população dos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz, Itarema, Marco, Morrinhos e Acaraú passa a ter acesso a exames, consultas e serviços que atualmente só encontram  na capital. Com   as três novas unidades em funcionamento, não haverá mais necessidade  de sair da região para realizar, por exemplo, ecocardiograma. Na policlínica os moradores poderão realizar esse e outros exames especializados, como eletrocardiograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia e mamografia.

O CEO Regional em Acaraú está pronto para ser inaugurado.  Com recursos do Tesouro do Estado, o Governo investiu R$ 779.981,78 nas obras. Numa área construída de 496,90 metros quadrados  e um total de 41 profissionais, o CEO fará 136 atendimentos por dia. A população da região de Acaraú terá acesso, gratuitamente, a serviços de ortodontia, periodontia, próteses, cirurgias e até diagnóstico do câncer de boca.

No Hospital Pólo de Acaraú o ritmo das obras está acelerado.  Com recursos próprios, o Governo do Estado decidiu investir R$1.686.292,66 para retomar e concluir as obras do hospital, paralisadas desde 2002. Faltavam 40% das obras para o hospital, com 50 leitos, ficar pronto, no prazo de seis meses. Como unidade pólo, o hospital vai atender não só a população do município de Acaraú, mas todos os sete municípios da região.

A policlínica e o CEO regionais em Acaraú fazem parte do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Assistência à Saúde  no Interior. Ao todo, 39 unidades de saúde. São 21 policlínicas (11 em construção), 16 CEOs (1 inaugurado em Ubajara e 4 em fase de conclusão) e dois hospitais regionais. O Hospital Regional do Cariri já está com quase 50% das obras feitas. O Hospital Regional Norte entra em processo de licitação no próximo mês de novembro.