Selo Bronze: QualificaAPSUS abre inscrições para municípios

16 de março de 2018 - 15:49 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel / (85) 3101.5221 / 3101.5220

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) está com inscrições abertas até o dia 25 de março para os municípios do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (QualificaAPSUS Ceará) participarem do processo de avaliação para certificação das Unidades Básicas de Saúde com o Selo Bronze de Qualidade 2018. A certificação dará visibilidade ao processo de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde desencadeado pelos municípios, possibilitando seu reconhecimento social perante o Estado, além de incentivar as equipes a criar um padrão de qualidade que garanta um acesso qualificado, efetivo e resolutivo.

O Edital de Chamamento Público nº 002/2018, publicado na edição do Diário Oficial do Estado de 15 de março deste ano, estabelece como critérios para a inscrição os municípios que realizaram adesão ao Projeto QualificaAPSUS Ceará nos anos de 2016 e 2017; participaram de, no mínimo, quatro oficinas regionais até o mês do chamamento público, ou seja, março de 2018; e atingirem, no mínimo, 60% de conformidade no Instrumento de Avaliação para Qualidade da Atenção Primária à Saúde – Selo Bronze de Qualidade 2018, na fase de autoavaliação.

O QualificaAPSUS foi lançado pela Secretaria da Saúde do Ceará em 2016 como uma estratégia de reorganização do modelo de atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, implantação e implementação das Redes de Atenção. Um das estratégias do Projeto é o estabelecimento de padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária por meio da certificação das equipes com selos de qualidade. Na primeira etapa, será atribuído o Selo Bronze, que tem como foco a garantia da segurança do usuário e da equipe. Nas etapas subsequentes, serão atribuídos os Selos Prata e Ouro, relacionados ao gerenciamento dos processos e os resultados para a comunidade.

Para aderir ao Chamamento Público, o município deverá preencher e enviar para o e-mail selobronze2018@gmail.com o Termo de Anuência, anexo ao Edital Nº 002/2018 , devidamente assinado pelo gestor municipal de saúde, indicando a unidade ou unidades básicas de saúde que participarão do processo e preencher obrigatoriamente para cada unidade o instrumento de autoavaliação (clique aqui)  . A Sesa avaliará o Termo de Anuência e o percentual de conformidades das unidades básicas de saúde inscritas pelo município, além dos demais critérios de elegibilidade. A lista dos municípios a serem avaliados será divulgada no site da Secretaria da Saúde do Ceará no dia 26 de março.

Mais informações,  entrar em contato com o setor do QualificaAPSUS Ceará pelos telefones: (85) 3101.5198 / 3101.5265 / selobronze2018@gmail.com