Jonathas Nunes de Barros

22 de janeiro de 2015 - 18:11


Jonathas Nunes de Barros

 
Nascido em 07 de julho de 1929, no município de Picos/PI. Formado em Medicina no ano de 1954 pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, especializando-se em Clínica Médica e Gastroenterologia. Fez Residência Médica na Maternidade Escola do Hospital de Ipanema, cidade do Rio de Janeiro. Exerceu suas funções de médico no Hospital Getúlio Vargas, Hospital de Pronto Socorro/Assistência Municipal de Fortaleza, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) como médico do Ministério da Saúde. Foi monitor de Anatomia Topográfica do Curso do Professor João Cardoso de Castro da FNMUB, membro e Presidente da Junta Médica do Município de Fortaleza e Presidente do Rotary Clube de Fortaleza. Aprimorou seus conhecimentos em Cirurgia Geral, Hepatologia, Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso Central, Ortopedia e Traumatologia.

Como Secretário Estadual da Saúde deu início ao Serviço de Prevenção do Câncer Ginecológico, às obras de construção do Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSM) e do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ). Sua gestão foi marcada por construções, reformas e ampliações de postos de saúde e maternidades e promoveu
estímulos aos profissionais médicos para atuarem no interior do Estado, onde a carência desses profissionais era muito significativa. Dentre as obras de engenharia realizadas na sua gestão, destacam-se a reforma do Departamento Estadual da Criança, a construção do Posto de Saúde Dr. Flávio Marcílio e das Alas de Doenças Pulmonares e Pediatria do Hospital São Francisco de Assis na cidade de Crato/CE. Há seis anos exerce as funções de médico voluntário junto à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.