Rigoberto Romero de Barros

22 de janeiro de 2015 - 17:57


Rigoberto Romero de Barros

 
Nascido em 1.º de julho de 1923 no distrito de Aracatiara, município de Itapipoca/CE. Formado em Medicina no ano de 1949 pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia. Exerceu as funções de médico em sua terra natal no período de 1950 a 1954, junto ao Círculo Operário de Itapipoca, Maternidade Martagão Gesteira e Posto de Saúde de Itapipoca no cargo de Chefia. Trabalhou na Divisão de Organização Sanitária durante a Campanha de Bouba. Foi médico do Estado no período de 1967 a 1975, exercendo as funções de Chefe do Serviço de Saúde do Interior do Departamento de Coordenação Regional da Secretaria da Saúde e Supervisor de Saúde da 1.ª Região do Estado.

Como médico do Ministério da Saúde, exerceu suas funções na Inspetoria de Saúde dos Portos, Aeroportos e Fronteiras do Estado do Ceará. Ingressou na política, sendo eleito Deputado Estadual para as legislaturas de 1955, 1959 e 1963, permanecendo no segundo mandato até 01.07.1961, do qual se afastou para assumir as funções de primeiro Secretário da Saúde e da Assistência do Estado do Ceará. Foi membro das Comissões de Finanças, de Justiça, de Economia e de Saúde, Vice-Presidente do Poder Legislativo em 1960 e suplente da Mesa Diretora nos anos de 1961 e 1963. Na sua gestão foram criados o Departamento de Assistência Hospitalar, o Conselho Técnico de Saúde e Assistência Social e o Conselho Estadual de Saúde e Assistência. Também ficou ao seu cargo o Serviço Social do Palácio do Governo.

Dentre as diversas ações de seu plano, destacam-se a unificação da política sanitária do Estado, a descentralização dos serviços e uma maior assistência à população interiorana. Quando do exercício do cargo de Secretário da Saúde, respondeu diversas vezes pelos titulares das secretarias de Agricultura e Administração.