CERAM vai à praça pela eliminação da violência contra a mulher

21 de novembro de 2008 - 18:40

O Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Ceram) participará da programação do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, na terça-feira, 25, com exposição e prestação de serviços, das 8 às 12 horas, na Praça do Ferreira. Serão oferecidos serviços de enfermagem, assistência social e psicologia, atendimento ambulatorial de ginecologia e orientação de enfermagem sobre DST, Aids e planejamento familiar. À tarde, a partir das 14 horas, o Ceram fará apresentação de atribuições e competências no Auditório Waldir Arcoverde, da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Em seguida, a pesquisadora e professora Janice Lima proferirá a palestra “Percursos Educativos com a Cultura, a Arte e a Ciência na Amazônia”.

O Ceram realiza atendimento de saúde e presta serviços de de assistência social, educação, segurança, trabalho, justiça e habitação. Para oferecer os serviços, as equipes de atendimento contam com médico ginecologista, psicólogo, assistente social e enfermeira, além do apoio da Defensoria Pública estadual. Cada equipe está preparada para ouvir os relatos de violência e, junto com a vítima, traçar as estratégias de enfrentamento da situação e acompanhamento do caso. Em quase três anos de funcionamento, o CERAM atendeu, até outubro deste ano, 1.759 mulheres em situação de violência, com uma média de 82 atendimentos por mês em 2008.

Em março de 1999, o dia 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.