Programa Cuidar Melhor é apresentado a gestores de Saúde do Maranhão

23 de novembro de 2022 - 16:35 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e Foto: Evelyn Barreto


É a primeira vez que o método, pioneiro no Brasil, é compartilhado com equipes de outro estado

Experiências exitosas merecem ser compartilhadas. Foi nessa perspectiva que o Programa Cuidar Melhor, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) tornou-se objeto de apresentação, nesta quarta-feira (23), para a equipe da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES). Na ocasião, participaram o secretário executivo administrativo-financeiro da Sesa, Caio Cavalcanti, e seu assessor, Carlos Eduardo Alcântara, além da assessora técnica da Coordenadoria de Políticas Intersetoriais (Copis) da pasta cearense, Rebeca Bandeira.

O Programa é uma iniciativa pioneira no Brasil cujo objetivo é estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade visando à melhoria de resultados em saúde. “Tivemos a oportunidade de apresentar a criação, a metodologia e o planejamento do Cuidar Melhor para um grupo de fora do Ceará. Isso demonstra a importância e o êxito dessa atividade. Foi uma evidência nítida dos esforços que a Sesa tem feito para garantir o fortalecimento das estratégias que compõem o Programa”, destacou Cavalcanti.

Lançado em janeiro de 2021, o Cuidar Melhor pretende avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, reduzindo os índices das mortalidades infantil, por acidente vascular cerebral (AVC), por infarto do miocárdio e por acidentes de trânsito envolvendo Motocicletas.

O trabalho transversal, pontua Cavalcanti, é um esforço de prevenção e de incentivo aos municípios, que entram como agentes imprescindíveis para o alcance dos resultados. “Quando objetivamos, por exemplo, alcançar a redução do índice de mortalidade infantil, isso não depende somente das estruturas do Estado, dos hospitais. Reduz-se a mortalidade infantil também fazendo um bom pré-natal na rede de saúde do município”.

Violeta Maria Filgueiras, assessora especial da SES, projeta que a troca de informações servirá para implementar políticas públicas em prol da população maranhense. “Essa cooperação técnica serve para aprendermos e estudarmos a viabilidade e a possibilidade de implantação do formato do Programa aqui no Maranhão”, disse.

Para o superintendente de Atenção Primária em Saúde da SES, Willian Vieira Ferreira, esse compartilhamento de informações torna-se ainda mais importante pela similaridade do Maranhão com o Ceará. “Ter uma região tão próxima de nós, com características parecidas, e que reúne atividades bem sucedidas é, com certeza, uma boa referência para o nosso trabalho. Temos uma estrutura, mas precisamos fortalecer o processo de trabalho da rede. Agradecemos à equipe da Sesa pela disponibilidade e contribuição para o fortalecimento da Saúde em nosso Estado”, reconheceu.