Novo Albert Sabin é um presente do Lula e do governador, diz Temporão

21 de dezembro de 2009 - 16:53

“A nova unidade do Hospital Albert Sabin é um presente do presidente Lula e do governador Cid Gomes à população do Ceará”, disse o ministro da saúde, José Gomes Temporão, na solenidade de inauguração dos 108 novos leitos na manhã de hoje, 19. Os recursos para as obras de ampliação, no total de 9 milhões 678 mil reais, foram  do Ministério da Saúde e do Tesouro do Estado. Temporão comentou que “estou virando figurinha fácil no Ceará porque estou sempre aqui, inaugurando obras do Governo do Estado”. O  governador falou das ampliações e reformas já concluídas e inauguradas, destacando o Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Waldemar Alcântara e o Hospital de Saúde Mental de Messejana. “Os outros hospitais, como o São José e o Hospital de Messejana estão em obras. Isso significa que todos os hospitais ganham melhor estrutura e maior capacidade de atender à população”, afirmou o governador.

Com ambientes modernos e paredes decoradas com motivos infantis, no térreo da nova unidade são 12 salas de diferentes especialidades médicas, destinadas ao atendimento de crianças com problemas neurológicos. O primeiro pavimento, com 27 leitos, é para a pediatria geral. Já o segundo andar, com 25 leitos, vai receber pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos. O terceiro pavimento é para atendimento a crianças com problemas de coração e pulmão,  com 27 leitos. No quarto andar, também com 27 leitos, o atendimento é para casos de nefrologia e gastroenterologia. Cada andar tem um leito de isolamento.

As obras de  ampliação e reforma são as maiores já realizadas no Albert Sabin em 35 anos de funcionamento na Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União, informa o diretor Walter Frota, que há 20 anos é médico do hospital. Ele destaca que as obras são planejadas, ordenadas, feitas com base no Plano Diretor do Hospital. “Sendo planejadas, as obras são permanentes, os recursos são otimizados e trazemos mais resultados na melhoria da assistência”, comenta. Entre os resultados, estão salas e consultórios mais acolhedores e com menor risco de infecção hospitalar. Também confortáveis porque todos os ambientes são climatizados. Após a conclusão do Plano Diretor, o espaço físico do hospital vai saltar de 12 mil para 40 mil metros quadrados de área construída.

As obras no Albert Sabin não vão parar com a inauguração dos novos pavimentos de internação. Além da ampliação está sendo feita uma reforma no hospital e com ela os pacientes passarão a contar com 15 novos consultórios, sendo 11 para consultas em diferentes especialidades e 4 odontológicos e ainda oito leitos para acolhimento e atendimento exclusivo às mães puérperas. O bloco F também passará por reforma e ganhará 25 leitos de enfermaria, aumentando ainda mais a qualidade do serviço prestado.

No Albert Sabin são realizados seis mil consultas e 450 cirurgias por mês. Na emergência, o número de atendimento mensal é de três mil, em média. Atualmente o Albert Sain possui 237 leitos, sendo 180 de internação e realiza quase sete mil internações por ano. Apesar de ser um hospital de atenção terciária, de alta complexidade, ainda recebe pacientes que deveriam ser atendidos na rede de atenção primária (postos de saúde e Programa Saúde da Família) e de atenção secundária (hospitais de média complexidade).

Clique nas imagens para ver ampliado.