Sesa reinaugura Laboratório Regional de Saúde Pública em Icó e agiliza diagnósticos para fortalecer a vigilância em saúde

11 de dezembro de 2025 - 16:22 # # #

Assessoria de Comunicação do Lacen
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

LRSP em Icó implantou novas tecnologias

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reinaugurou, na última terça-feira (10), o Laboratório Regional de Saúde Pública (LRSP) em Icó, na região Centro-Sul do estado. Integrante da rede do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), em Fortaleza, o equipamento foi totalmente requalificado e recebeu novos equipamentos. A modernização permitirá ampliar a oferta de exames e fortalecer a vigilância de doenças para uma população de cerca de 500 mil pessoas, distribuídas em 18 municípios.

A reabertura do LRSP representa um avanço significativo para a vigilância laboratorial na região, inicialmente no diagnóstico da tuberculose e, em seguida, de outras doenças. Com a implantação de testes de biologia molecular, o Lacen passa a oferecer exames de maior sensibilidade e rapidez. A nova estrutura também possibilitará intensificar a busca ativa de casos, acelerar a identificação de doenças e promover a detecção precoce da resistência a antimicrobianos, etapa fundamental para orientar tratamentos adequados e conter a transmissão de doenças.

Secretária Tânia Mara Coelho ressaltou a política de descentralização dos serviços de saúde

Durante a solenidade, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou a relevância do laboratório na região. “Essa inovação que estamos trazendo para Icó vai fazer teste molecular para tuberculose. Em breve, também vamos ofertar esses testes para dengue, zika e chikungunya, o que implica resultados mais rápidos. Vamos realizar ainda painéis respiratórios. A gente está trabalhando para ampliar cada vez mais esses testes”, afirmou.

A gestora ressaltou ainda a política de descentralização dos serviços de saúde adotada pelo Governo do Ceará, iniciativa do governador Elmano de Freitas, que amplia o acesso da população “Na questão de descentralizar os serviços, mostramos que estamos fortalecendo a vigilância e garantindo tratamentos mais adequados para o paciente”, completou.

LRSP em Icó faz parte da rede do Lacen-CE

O secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto (Tanta), reconheceu o empenho das equipes envolvidas na modernização do laboratório. “Vejo aqui toda a equipe do Lacen reunida para celebrar esse momento. É aquele momento de alegria da gestão quando se projeta algo, se dedica e consegue entregar. Fizemos isso da melhor forma. O Lacen Ceará é motivo de grande orgulho em todo o Brasil”, afirmou.

Foram investidos R$ 500 mil para garantir a reabertura do laboratório, que agora conta com instalações reformadas, equipamentos modernizados e equipe capacitada. O aporte, proveniente do Tesouro do Estado e do Ministério da Saúde, representa um avanço significativo para o diagnóstico e a vigilância em saúde nos municípios que integram as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) de Icó e Iguatu.

O diretor-geral do Lacen, Ítalo Mesquita, reforçou o avanço para a região

Com a reabertura do laboratório, os serviços de vigilância na região serão fortalecidos, especialmente pela oferta de diagnósticos mais rápidos e precisos. “O diagnóstico de tuberculose, que podemos fechar em até duas horas, é um grande avanço tanto para a vigilância quanto para a assistência”, destacou o diretor-geral do Lacen, Ítalo Mesquita. Ele reforçou que a tecnologia permitirá identificar doenças já nos primeiros sintomas. “Estamos usando a tuberculose como exemplo, mas isso vale também para arboviroses, como a dengue. A pessoa pode chegar à unidade de saúde com febre no primeiro dia de sintomas e já conseguir detectar a doença”, explicou.

Solenidade contou com gestores cearenses e representantes da Secretaria Executivo de Vigilância em Saúde da Sesa

A solenidade também contou com a presença da superintendente da Região de Saúde do Cariri, Teresa Cristina Mota de Souza Alves; da prefeita de Icó, Aurineide Amaro; do presidente do Consórcio Público da 17ª Região de Saúde, Wilson Alves; do prefeito de Cedro, Nilson Diniz; além de gestores e profissionais de saúde da região.

O Lacen Ceará, sediado em Fortaleza, possui ainda unidades regionais em Tauá, Juazeiro do Norte, Crato, Senador Pompeu e, agora, a unidade requalificada de Icó.