Sesa promove seminário para debater enfrentamento da sífilis nesta sexta (17)

2 de outubro de 2025 - 15:52 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Jessika Sampaio
Arte gráfica: Carla Bandeira

Acontece, nesta sexta-feira (17), o Seminário Estadual de Enfrentamento da Sífilis. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), o evento será realizado na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) entre 8h e 17h.

O seminário integra as ações do Outubro Verde, mês de conscientização sobre a sífilis e a sífilis congênita. O público-alvo são profissionais da atenção primária, maternidades, vigilância epidemiológica e da rede laboratorial, além de outros trabalhadores envolvidos na temática. As inscrições já estão encerradas. 

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto de gestantes não tratadas ou tratadas inadequadamente.

O objetivo do evento é falar sobre o cenário epidemiológico da doença e a capacitação contínua dos profissionais, como destaca a articuladora do Grupo de Trabalho de IST/HIV/aids e Hepatites Virais da Sesa, Vilani Matos. “O evento tem como foco apresentar o cenário epidemiológico da sífilis, discutir o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) nos níveis de atenção e promover debates sobre a qualidade dos dados relacionados à doença nos sistemas de informação em saúde”, explica.

Serviço
Seminário Estadual de Enfrentamento da Sífilis
Data: 17 de outubro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)
Público-alvo: Profissionais da Atenção Primária, Maternidades, Vigilância Epidemiológica, Rede Laboratorial, entre outros profissionais envolvidos na temática.