Vinculada à ESP/CE, Residência Multiprofissional em Pediatria do Hias celebra 10 anos de criação

9 de julho de 2024 - 13:25 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e Áudio: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz e Raiane Ferreira
Vídeo: Raiane Ferreira

Uma solenidade alusiva ao marco histórico foi realizada na sede da autarquia, em Fortaleza

Uma celebração às conquistas e um resgate de memórias. A solenidade alusiva aos 10 anos de criação da Residência Multiprofissional em Pediatria do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizada na última sexta-feira (5), foi um momento para alunos, egressos, educadores e gestores imergirem nas emoções geradas pela iniciativa ao longo do tempo.

O evento aconteceu na sede da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), que apoia pedagogicamente o programa.

Gerente de Residência Multiprofissional da autarquia, Kellyane Munick foi uma das que prestigiou a cerimônia. “A experiência da Residência é onde podemos viver todas as potencialidades, as complexidades das metodologias, onde tudo está embasado em um referencial teórico, não são coisas aleatórias. E levar esse processo pedagógico e formativo para dentro da assistência é transformador”, reforçou a gestora durante o ato de abertura.

Em uma década, cerca de 115 profissionais foram formados pelo curso. Aluna da primeira turma, lançada em 2014, Larissa Loiola traz no currículo, além da especialidade adquirida, a função de atual coordenadora da iniciativa, no Hias. “Por eu já ter passado por esse processo, entendo as dificuldades, os desafios e as potencialidades apresentadas pelos residentes. Estar como coordenadora nesse processo me permitiu trazer um olhar mais vivo e de conexão com tudo o que temos feito. E acompanhar isso tem sido um prazer e uma oportunidade de crescimento profissional”, afirma.

Aline Diniz é egressa da primeira turma da Residência Multiprofissional em Pediatria do Hias

Ex-aluna também da turma-piloto, a psicóloga Aline Diniz conta que o foco dela sempre esteve vinculado ao desejo de atuar nas psicologias hospitalar e pediátrica no âmbito do Sistema Público de Saúde (SUS). Ouça o depoimento:

Nessa linha viva do tempo, as projeções de futuro também passam pelo protagonismo dos residentes em atividade. Esse é o caso de Vitória de Lima, da turma 9. Assista ao relato:

Ficha técnica

Vinculada à ESP/CE, a Residência Multiprofissional em Pediatria do Hias tem duração de dois anos. Por meio dela, os estudantes têm uma experiência de aprendizagem em serviço, com vivências nos cenários pediátricos teóricos-conceituais.

Nesse processo, o programa objetiva a formação de lideranças técnicas, científicas e políticas para a qualificação da Rede de Atenção em Pediatria do estado, visando a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, embasada em valores como a colaboração interprofissional, a integralidade e a intersetorialidade dos fazeres.