Hospitais de Messejana e Leonardo Da Vinci recebem turma de residência pioneira em Terapia Intensiva

10 de abril de 2024 - 16:58 # # # #

Assessoria de Comunicação do HM e Helv
Texto e fotos: Jessica Fortes e Isabelle Azevedo

A nova turma, composta por dez profissionais de diversas áreas, atuará nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do HM por dois anos

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), vinculado à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), deu as boas-vindas aos integrantes da mais recente turma da Residência Multiprofissional em Saúde, promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A turma, recepcionada na última segunda-feira (8), é pioneira na área de atenção em Terapia Intensiva.

Dez profissionais de diversas áreas – dois enfermeiros, dois fisioterapeutas, dois psicólogos, um nutricionista, um fonoaudiólogo, um farmacêutico e um assistente social – atuarão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Messejana ao longo de dois anos.

Realização de Sonhos

Para Gessica Lustosa, psicóloga, e Dângelo Sousa, fisioterapeuta, fazer parte dessa turma representa a realização de um sonho compartilhado: atuar na assistência hospitalar. Ao ingressarem nesta jornada de residência, eles abraçam a oportunidade de aprender sobre cuidado humanizado e especializado, essenciais para a prática na área de Terapia Intensiva.

Gessica Lustosa e Dângelo Sousa compartilham o sonho de atuar na assistência hospitalar

“Estou extremamente empolgada com esta oportunidade de aprendizado. Sempre foi meu sonho, e tenho certeza de que estou no lugar certo”, expressa Gessica, que veio de Crateús.

Dângelo, por sua vez, destaca que suas expectativas ultrapassam os limites do aprendizado técnico. “Atuar na UTI e no Hospital de Messejana sempre foram um sonho para mim. A importância da assistência humanizada sempre foi enfatizada na minha formação e estou ansioso para vivenciá-la na prática”, antecipa.

Atenção ao paciente crítico

Rodrigo Dantas, coordenador da turma de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do HM, salienta a crescente demanda por profissionais com uma visão abrangente e holística, especialmente na assistência ao paciente crítico. Esta especialização multiprofissional, segundo ele, surge para atender a essa necessidade.

O acolhimento dos profissionais da nova turma aconteceu durante dois dias e foi finalizado com tour pela unidade

A residência oferece uma programação teórico-prática com carga horária semanal de 60 horas, sendo 80% das atividades práticas assistenciais e 20% teórico-científicas. Ao término do programa, os profissionais estarão preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, munidos de um conhecimento amplo na área de terapia intensiva.

“A jornada não será fácil, mas com perseverança, compromisso, dedicação, responsabilidade e o envolvimento de todos, alcançaremos nossos objetivos”, reforça Dantas.

Helv recebe pela primeira vez o programa Resmulti

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci, em Fortaleza, também recebeu, na última segunda-feira (8), os profissionais da Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) . Os estudantes foram acolhidos pela direção do Helv, Centro de Estudos, coordenadores de área, preceptores e supervisão geral. É a primeira vez que a unidade recebe o programa. Sete profissionais das áreas de Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Enfermagem, Serviço Social e Farmácia, sairão especialistas em Terapia Intensiva.

Acolhimento dos residentes ocorreu na última segunda-feira (8)

A supervisora-geral da residência no Helv, Rafaella Oilveira, afirma que o programa irá agregar muito valor para a unidade. “A iniciativa é muito rica por se tratar de uma integração de todas as categorias profissionais que nós temos aqui no hospital. A modalidade da ESP/CE integra todas as categorias exatamente para eles conseguirem tirar o máximo de proveito, de integração, de saber mesmo como é a prática profissional”, disse.

A fonoaudióloga Nathaly Basílio, que será preceptora da área, diz que o Helv possui três UTIs, num total de 59 leitos de UTI Adulto, que são de boa excelência e devem contribuir na vida profissional dos residentes. “Nós temos aqui profissionais que têm uma bagagem muito boa e com um tempo de atuação extenso na área hospitalar. Vai ser muito interessante que eles acompanhem todos os colegas em todos os setores”, pontua.

A farmacêutica Débora Kruger diz que sua expectativa é que sejam dois anos de muito aprendizado. “Espero que eu possa contribuir para o serviço, assim como obter novos conhecimentos, me aprimorar e sair uma profissional mais qualificada para o mercado de trabalho”.

Já a assistente social, Maria Eduarda Fernandes diz que sua expectativa é poder crescer profissionalmente. “Eu quero me capacitar, me tornar uma profissional melhor, poder aprender no hospital, fazer pesquisas, e trabalhar muito com as pessoas”, explica a residente que veio de Brasília para estudar no Ceará.

Iniciativa Integrada

A Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) é um programa que reflete uma abordagem interfederativa, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizada. Criada a partir da Lei n° 11.129, de 2005, é conduzida pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

LEIA TAMBÉM: Saúde do Ceará recebe novas turmas de residentes em hospitais do interior e fortalece regionalização