Fórum de Cooperação para Inovação Cardiovascular reforça parceria entre Hospital de Messejana e Hospital Universitário Cardiovascular de Xiamen
26 de setembro de 2024 - 16:43 #HM #parceria #Xiamen
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Texto: Jessica Fortes
Fotos: Jessica Fortes e Diana Vasconcelos
Evento contou com autoridades cearenses e integrantes da Universidade de Xiamen
Nesta quinta-feira (26), ocorreu o Fórum de Inovação Cardiovascular China-Brasil, em comemoração ao 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China e a colaboração entre o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e o Hospital Universitário Cardiovascular de Xiamen.
O evento foi transmitido da sala de reuniões da Vice-Governadoria e contou com a presença de autoridades dos dois países, dentre eles, a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; o secretário Executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Lauro Perdigão; o diretor-geral do HM, Carlos Augusto Lima Gomes; e gestores dos principais serviços da unidade.
Representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas, a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros, discursou na cerimônia de abertura. Ela ressaltou a relevância da parceria, destacando que o encontro simboliza a troca de conhecimentos nas áreas de saúde cardiovascular e inovação médica, especialmente em um momento que marca as relações entre Brasil e China.
“Este evento torna-se ainda mais relevante ao acontecer durante as comemorações dos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, uma marca que simboliza a longevidade, o respeito mútuo e o desejo de crescimento compartilhado entre nossas nações. Este é, sem dúvida, um momento histórico para ambos os países”, destacou.
O evento também marcou o encerramento do programa de bolsas “Heart Sapling Visiting Scholar”, que permitiu ao cirurgião cardiovascular Felipe Leite Simão, do HM, um intercâmbio de seis meses em Xiamen. Durante o fórum, ele apresentou um relatório sobre sua experiência e as habilidades adquiridas.
Apresentação foi realizada na sala da vice-governadoria do HM
O diretor-geral do HM, Carlos Augusto Lima Gomes, expressou gratidão pela parceria. Ele mencionou o papel do Hospital de Messejana como referência em cardiologia para as regiões norte e nordeste do Brasil e comentou sobre a experiência do médico Felipe Leite Simão no compartilhamento de conhecimentos. “Ficamos satisfeitos com a oportunidade e sobretudo, com o acolhimento dado ao nosso profissional. Tenho certeza que foi um período de muito aprendizado e compartilhamento de conhecimentos”, descreveu.
O coordenador do Serviço de Hemodinâmica do HM, Breno Araripe Falcão, apresentou três casos clínicos, evidenciando a importância da troca de conhecimentos entre especialistas dos dois países. A programação do evento seguirá nesta sexta-feira, 27.
Sobre a iniciativa
A parceria entre os hospitais representa uma iniciativa de cooperação internacional, visando o aprimoramento na saúde cardiovascular por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências. Em abril deste ano, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, oficializou a parceria durante a visita de uma comitiva de médicos chineses.
Em abril, o governador Elmano de Freitas firmou com a China uma parceria que estabelece a cooperação entre o Hospital de Messejana e o Hospital Cardiovascular de Xiamen
A cooperação busca o intercâmbio de experiências e tecnologias para aprimorar tratamentos, gestão hospitalar e capacitação profissional na área de cardiologia. O acordo também visa fortalecer a integração entre os países do BRICS, com foco no desenvolvimento de talentos qualificados para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. O Centro Cardíaco de Xiamen, inaugurado em setembro de 2022, oferece visitas anuais a médicos dos países do grupo para promover habilidades avançadas em saúde cardiovascular.
Sobre os hospitais
O Hospital de Messejana é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, contando com mais de 3.600 profissionais. É o primeiro do nordeste do Brasil em número de transplantes cardíacos, com 548 realizados até o momento, além de 54 transplantes pulmonares. O serviço de Hemodinâmica realiza cerca de 700 procedimentos mensais, funcionando 24 horas por dia.
O Hospital Universitário Cardiovascular de Xiamen, também conhecido como Centro Cardíaco de Xiamen, realiza mais de seis mil cirurgias cardíacas anualmente e atende cerca de 200 mil pacientes por ano. O centro possui mais de mil profissionais de saúde, 16 salas cirúrgicas e 600 leitos, sendo uma referência global em cardiologia.