ESP/CE realiza curso de atualização para profissionais da Vigilância Sanitária
25 de junho de 2024 - 09:21 #capacitação #ESP/CE
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Deborah Muniz
Vídeo: Raiane Ferreira
Capacitação reúne cerca de 30 alunos de diversos municípios cearenses
Do mais simples petisco encontrado nas gôndolas dos supermercados até o remédio administrado em farmácias: todos passam por uma série de procedimentos da Vigilância Sanitária (Visa), garantindo que o consumidor final não enfrente nenhum risco.
Dentre as atribuições da Visa estão controlar, monitorar, fiscalizar e regulamentar a produção, distribuição, transporte e comercialização de medicamentos, correlatos (produtos para saúde), alimentos, itens de higiene pessoal, perfumes e agrotóxicos.
O perfeito controle desses artigos impactam de maneira positiva a saúde das populações. Desta forma, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciou o Curso de Atualização em Vigilância Sanitária de Produtos e Serviços de Saúde, buscando potencializar e desenvolver habilidades dos profissionais da área.
Ao todo, 30 alunos compõem a turma. Eles atuam nas Superintendências Regionais de Saúde (SRs) do Cariri, do Litoral Leste/Jaguaribe e do Sertão Central. O primeiro módulo da capacitação aconteceu entre os últimos dias 17 e 21 de junho, trazendo conteúdos relacionados à vigilância sanitária na área de produtos, de alimentos, de cosméticos e de saneantes, além dos processos administrativos que tratam da postura e da condução de inspeções.
Na prática
O coordenador da Vigilância Sanitária de Russas (CE), Rafael Sales, comanda, há dois anos, uma equipe com seis profissionais. Segundo ele, as fiscalizações acontecem diariamente nos estabelecimentos do município e dos pequenos distritos vizinhos.
“Um dos nossos objetivos é, justamente, ter os olhos de quem não consegue enxergar. Não do modo literal, claro, mas falo no sentido de ver além. A equipe, enquanto Vigilância Sanitária, precisa ser treinada e visualizar coisas que o consumidor final não vê”, pontua.
O gestor avalia, ainda, como de extrema importância participar de um curso que mostra as melhorias a serem aplicadas na área. “Essa capacitação vem num momento primordial devido à necessidade das atualizações que sempre acontecem. Além disso, nós temos a possibilidade de levar o conhecimento adquirido aos nossos municípios”. Veja o vídeo com o depoimento do aluno:
Os próximos encontros presenciais, pertencentes ao segundo módulo do projeto educacional, serão realizados de 22 a 26 de julho, na sede da ESP/CE.