Saúde do Ceará realiza simpósio sobre a importância da vacinação; evento segue nesta quarta-feira (24)

23 de abril de 2024 - 17:15 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e Fotos:Kelly Garcia

A abertura do Simpósio de Imunização contou com a participação do secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta)

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), o “Simpósio de Imunização – A importância da vacinação em todas as idades”. Direcionado para coordenadores de imunização, técnicos da vigilância epidemiológica e da atenção primária de todo o Estado, o evento acontece no Hotel Stop Way, em Fortaleza (Av. Monsenhor Tabosa, 940 – Meireles) e integra a programação da Semana Mundial de Vacinação. 

A abertura contou com a participação do secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta) e da coordenadora de Imunização, Ana Karine Borges. 

 O personagem Zé Gotinha também marcou presença na programação

De acordo com o secretário, o objetivo do evento é fortalecer o programa de imunização e trocar experiências para aumentar a cobertura vacinal no Ceará. “Hoje, nós estamos com a sexta melhor cobertura vacinal do país, mas poderia ser maior. Infelizmente, ainda sofremos muito com a desinformação e as fake news. Estamos aqui para trocar experiências sobre como chegar mais perto da população”, destaca.

O gestor ainda diz que a melhor proteção possível contra as doenças imunopreveníveis é a vacina. “Precisamos reforçar os prejuízos que não buscar essa imunização traz, especialmente para as crianças. Porque a doença pode ser grave. Uma gripe pode não ser um simples resfriado”, diz.

Para a coordenadora de imunização da Sesa, Ana Karine Borges, além da influenza, os pais e responsáveis devem estar atentos para manter em dia esquema vacinal das crianças, porque isso garante adultos mais saudáveis. “Já estamos com 40 dias de campanha contra a influenza e apenas 28% das crianças se vacinaram. Sabemos que a vacina ajuda a evitar as formas graves da doença em crianças menores de um ano. Queremos mobilizar os pais também para imunizar para outras doenças, como a poliomielite, o sarampo, a caxumba e com todas as doses recomendadas, para garantir a efetividade do esquema completo”, explica.

Para a coordenadora de imunização da Sesa, Ana Karine Borges, além da influenza, os pais e responsáveis devem estar atentos para manter o em dia esquema vacinal das crianças

A coordenadora de Imunização e Saúde da Criança em Pacajus, Renata Fernandes, participou do evento para aprender mais sobre as estratégias para alcançar as metas de vacinação na sua cidade. “Estamos aqui buscando estratégias para tentarmos bater as metas. No entanto, temos  encontrado muita resistência, porque alguns pais não acreditam na eficácia da vacina e imaginam que os filhos poderão adoecer. Temos investido em comunicação e em passar informações corretas, especialmente nas escolas”, diz.

Programação

O evento segue durante essa quarta-feira (24) com palestras sobre o cenário da Atenção Primária  à Saúde no Ceará, como avaliar uma caderneta vacinal e os percursos da vacina, desde o laboratório que a produz. No horário da tarde, a programação contará com minioficinas sobre atendimento em acidentes com animais peçonhentos, primeiros socorros, atendimento antirrábico e a segurança do paciente do profissional na vacinação. 

No dia 25, de 8h às 17h, ainda será realizado o Fórum de coordenadores regionais de imunização, direcionado para coordenadores de imunização e responsáveis da rede de frios das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) e Superintendências Regionais (SR). O evento está marcado para acontecer também no Hotel Stop Way, de 8h às 17h.