Fórum reúne profissionais para discutir armazenamento e logística de imunizantes e estratégias de vacinação
25 de abril de 2024 - 17:37 #imunização #Influenza #Vacinação
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e Fotos:Kelly Garcia
De acordo com a coordenadora de Imunização do Ceará, Ana Karine Borges, o objetivo do fórum foi incentivar a troca de experiências entre as várias regiões do Estado
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, nesta quarta-feira (25), o Fórum de Coordenadores Regionais de Imunização, direcionado para esses profissionais e também os responsáveis pela rede de frios, que atuam nas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) e Superintendências Regionais (SR). O evento, que fecha a Semana Mundial de Imunização no estado, aconteceu no Hotel Stop Way, no bairro Meireles.
Na programação, discussões sobre o monitoramento dos Planos Municipais e Regionais, oficina sobre a avaliação interna e externa do Programa de Imunização do Ceará e uma plenária para compartilhar as experiências nos municípios.
De acordo com a coordenadora de Imunização do Ceará, Ana Karine Borges, o objetivo do fórum foi incentivar a troca de experiências entre as várias regiões do Estado. “Nossa intenção é pensar nas melhores estratégias para ajustar as ações e, para isso, fizemos uma estrutura de grupos de trabalho”, destaca. Por meio do encontro, os participantes também deverão atualizar os planos municipais de imunização.
O Zé Gotinha também participou da programação da Semana Mundial de Imunização
Segundo a gestora, os grupos de trabalho foram divididos em debates sobre o processo de armazenamento e logística, estratégias de vacinação, sistemas de informação, análise de dados e vigilância da cobertura vacinal. “Esse fórum integra as ações comemorativas à Semana Mundial de Vacinação. Queremos fortalecer o programa de imunização no Estado e conscientizar a população a procurar as vacinas. Com esses eventos, queremos dispor de profissionais cada vez mais capacitados e treinados”, esclarece.
Uma das participantes, a coordenadora de imunização de Aracati, Erlany Moreira, diz que para aumentar os índices de vacinação na cidade, a gestão tem diversificado os horários e locais de imunização. Ela destacou essas estratégias durante o fórum. “No mês de março, ofertamos vacinas em três supermercados, no horário da tarde e da noite, das 16h às 20h. Outra medida que foi bem sucedida foi ofertar as vacinas nas escolas, com a assinatura de um termo pelos pais, para que eles autorizassem a aplicação do imunizante”, pontua.
Semana Mundial de Imunização
A Sesa realizou, entre os dias 20 e 26 de abril, ações para promover a Semana Mundial de Vacinação, inspiradas em iniciativas da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A programação contou com Dia D de vacinação contra a gripe, live de abertura, dois dias de simpósio sobre a importância das vacinas para proteger pessoas de todas as idades e o Fórum de Coordenadores Regionais de Imunização.
O Fórum de Coordenadores Regionais de Imunização foi direcionado para esses profissionais e os responsáveis pela rede de frios
As atividades tiveram o objetivo de divulgar informações sobre a importância das vacinas para assegurar a proteção contra doenças imunopreviníveis (aquelas que podem ser prevenidas com a vacinação) e discutir estratégias de imunização, considerando a característica de cada região de saúde do estado.
LEIA TAMBÉM: Semana Mundial de Vacinação: Saúde do Ceará realiza eventos sobre importância da imunização em todas as idades