Internada há 15 dias no Helv, paciente celebra aniversário da filha de seis anos

11 de março de 2024 - 14:56 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci
Texto e fotos: Isabelle Azevedo

Reencontro entre mãe e filha aconteceu na Praça do Piano do Helv

A pequena Hadassia Valentina ganhou um presente especial de aniversário. A menina reencontrou a mãe Dayna Carla, 44, que está internada há 15 dias no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por causa de um pneumonia. Na última sexta-feira (8), a garotinha reuniu as tias, o irmão, a avó e o pai para uma pequena celebração, com direito a bolo e o tradicional parabéns. O momento foi promovido pela equipe multidisciplinar da unidade e seguiu todas as normas de segurança da paciente.

Valentina recebeu a mãe com muitos beijos e abraços. “Tô com muita saudade. Te amo muito, mãe”. A toda hora, a garota repetia seus sentimentos, deixando a avó Raimunda Nonata de Sousa, 75, emocionada. “Eu visito minha filha desde que ela esteve na UTI. Minha neta não podia por conta da idade. Eu pensei que esse momento não ia acontecer. Tive muito medo de perder minha filha. Elas são muito ligadas. O tempo todo ela perguntava pela mãe”, contou.

Wagner Gomes da Silva, 44, esposo da paciente, diz-se muito grato pelo cuidado no Helv. “Se não fosse essa equipe e a equipe da UPA Autran Nunes, eu não sei se minha esposa estaria aqui”, afirma. “Estou muito feliz por ter ocasionado esse reencontro delas. Elas estavam muito distantes e com muita saudade uma da outra. Esse reencontro foi muito bom. Eu creio que vai ser até bom para a saúde da minha esposa. Ela vai se recuperar mais rápido”, complementou o auxiliar administrativo.

O momento foi promovido pela equipe multidisciplinar do Helv e seguiu todas as normas de segurança da paciente

Para a paciente Dayna Carla, o dia foi mais do que especial. “Foi muito importante para mim. Eu estava sem poder ver minha família. E hoje eu vi todos. Para mim foi muito importante. Eu acho que nem febre eu vou ter hoje”, brincou.

Dayna, que tem outros dois filhos, um de 18 e outra de 23 anos, diz que o momento foi especial para ela e a caçula. “O aniversário dela é no Dia Internacional da Mulher. O hospital fez isso por mim, e eu agradeço muito por ter a oportunidade de ter visto minha filha, abraçar e matar a saudade”, disse.

Equipe multi organizou a celebração de aniversário da pequena Hadassia Valentina

A assistente social do Helv, Tarcília Silveira, afirma que é gratificante e significativo, enquanto equipe multidisciplinar, viabilizar e participar desse momento. “Sabemos que essa relação de mãe e filho é muito forte mesmo. O esposo da paciente trouxe essa demanda para gente. A ideia era mesmo só de a filha vir visitar, fazer esse encontro, mas ele falou que era aniversário dela e aí perguntou se poderia trazer esse bolinho para a gente comemorar e celebrar. Nós verificamos com a equipe e todos estavam de acordo em proporcionar esse momento”, explicou a assistente social.