Encerramento de seminário traz debate sobre manejo clínico de arboviroses e premia trabalhos científicos

29 de fevereiro de 2024 - 11:51 #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Deborah Muniz (ESP/CE)

Seminário Estadual de Vigilância em Saúde contou com a presença de autoridades, pesquisadores, membros do Ministério da Saúde e instituições de relevância nacional

A programação do 7º Seminário Estadual de Vigilância em Saúde encerrou-se, na última quarta-feira (28), com debates sobre manejo clínico das arboviroses e vigilância das doenças neuroinvasivas, genômica viral e de causas externas no Ceará. O evento também discutiu a importância do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e realizou a premiação dos trabalhos apresentados na 5ª Mostra de Experiências Bem-sucedidas de Vigilância em Saúde do Ceará.

O seminário, promovido pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciou na última segunda-feira (26), e teve como tema principal o “Manejo, Prevenção e Controle de Agravos Associados à Estação Chuvosa no Ceará”. Estiveram presentes autoridades, pesquisadores, membros do Ministério da Saúde e instituições de relevância nacional, colaborando em mesas-redondas e exposições.

Experiências exitosas em Vigilância em Saúde do Ceará foram premiadas no terceiro dia do Seminário

A premiação da Mostra estava dividida em seis eixos temáticos: estratégia de imunização e vacinação; verificação de óbitos de importância para saúde pública; vigilância ambiental e saúde do trabalhador; vigilância epidemiológica, prevenção à saúde e respostas coordenadas a surtos e epidemias; vigilância laboratorial e vigilância sanitária.

“Falamos muito sobre a importância da qualidade dos trabalhos e das mesas-redondas, mas vale ressaltar também que o encontro estimulou uma interação mais descontraída entre os técnicos presentes. A gente se sente mais estimulado e fortalecido depois de trocar ideias e saberes com colegas da área, pois são eles que atuam em situações semelhantes às nossas e sabem das particularidades de trabalhar na Vigilância em Saúde do Ceará”, relata o secretário executivo da Sevig, Antonio Silva Lima Neto (Tanta).

Os profissionais de saúde e demais interessados no tema podem acompanhar a programação completa do Seminário por meio do canal do YouTube da Escola de Saúde Pública (ESP/CE).

LEIA MAIS: Debate sobre resiliência dos sistemas de saúde marca abertura de Seminário Estadual de Vigilância em Saúde

Seminário Estadual de Vigilância em Saúde: segundo dia tem lançamento de livro sobre vacinação e homenagem a profissionais de saúde

Veja ou reveja a programação nos links:

26/02/2024 (Tarde)

27/02/2024 (Manhã)

27/02/2024 (Tarde)

28/02/2024 (Manhã)

28/02/2024 (Tarde)