Seminário Estadual de Vigilância em Saúde: segundo dia tem lançamento de livro sobre vacinação e homenagem a profissionais de saúde

28 de fevereiro de 2024 - 13:45 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e foto: Levi Aguiar
Arte gráfica: Juliel Veras

Cerimônia da Imunização e lançamento do livro sobre a história de conquistas na saúde pública do Ceará (Foto: Mário Cabral)

O 7º Seminário Estadual de Vigilância em Saúde promoveu, na última terça-feira (28), uma homenagem aos profissionais dos municípios do Estado que contribuíram para o processo de retomada das coberturas vacinais. O evento também contou com o lançamento do livro “Programa de Imunizações: uma história de conquistas na saúde pública do Ceará”. Na ocasião, os secretários municipais de Saúde de Icapuí (Reginaldo Chagas), Jaguaribe (Ianny Dantas), Tejuçuoca (Roberta Vidal), Capistrano (Clarice Santos) e Aracati (Cristiane Alves) receberam os certificados de reconhecimento da mobilização em ampliar os índices de imunizações nos territórios cearenses.

Representantes de municípios do Ceará recebem certificados de reconhecimento de mobilização para ampliar os índices de imunizações

“Estamos celebrando os esforços coletivos em prol da saúde da nossa comunidade. Hoje reconhecemos, em particular, o excepcional trabalho realizado por todos os profissionais da área da saúde, bem como gestores municipais que desempenharam um papel fundamental na coordenação e implementação das estratégias de vacinação que contribuíram para o processo de retomada das coberturas vacinais”, explica a coordenadora de Imunização (Coimu), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ana Karine Borges.

Durante a cerimônia, além do agradecimento aos gestores, o secretário municipal de Saúde de Icapuí, Reginaldo Chagas, citou a categoria de profissionais responsável pelo sucesso da vacinação no Ceará: “Os avanços na área são frutos do trabalho de agentes comunitários e vacinadores, além de coordenadores da Atenção Básica e da Imunização. Por trás dos números, há o esforço de homens e mulheres que acreditam no que estão fazendo. Além disso, temos um apego à imagem do Zé Gotinha, porque ele representa o nosso desejo de fazer Atenção Primária em Saúde (APS) na vida das pessoas”, explica.

Em dezembro do último ano, durante a “Apresentação dos dados de vacinação e ações para ampliar a cobertura vacinal no Brasil”, realizada pelo Ministério da Saúde (MS), o Ceará apresentou avanços nos índices de vacinação de rotina de crianças, com destaque para a cobertura vacinal contra febre amarela, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), poliomielite e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). O estado também foi destaque como aquele que mais vacinou contra varicela e a segunda dose da tríplice viral.

Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram avanços na cobertura vacinal realizada no território cearense

Lançamento do livro

Intitulado de “Programa de Imunizações: uma história de conquistas na saúde pública do Ceará”, o livro lançado pela Coimu reúne experiências e reflexões sobre o impacto da vacinação na saúde pública, contribuindo para uma compreensão mais profunda e informada sobre o tema.

7º Seminário Estadual de Vigilância em Saúde

O Seminário é promovido pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e tem como tema “Manejo, Prevenção e Controle de Agravos Associados à Estação Chuvosa no Ceará”. Os encontros do evento iniciaram na última segunda-feira (26) e seguem até esta quarta-feira (28), entre 8h e 17h.

Veja ou reveja a programação nos links:

26/02/2024 (Tarde)

27/02/2024 (Manhã)