De volta ao lar: após três meses de internação na Casa de Cuidados do Ceará, jovem vítima de choque elétrico recebe alta

27 de fevereiro de 2024 - 17:14 # # # #

Assessoria de Comunicação da CCC
Texto e fotos: Márcia Catunda

“Meu filho é fruto de um milagre e foi salvo por um milagre”, é assim que a cuidadora e mãe Marineide Nascimento, de 60 anos, define a história de Euclides Barros, 19. O caçula, que faz instalação e manutenção de ar-condicionado, sofreu um choque elétrico ao instalar um aparelho em uma residência, por causa de uma ligação clandestina existente no local. O rapaz ficou desacordado durante aproximadamente 20 minutos até uma pessoa entrar na casa, perceber o ocorrido e pedir ajuda. A demora fez com que o estado de saúde dele ficasse grave. Depois de seis meses de tratamento, três deles na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), ele teve a tão sonhada alta médica.

A mãe conta que após os primeiros socorros, o rapaz foi levado a um hospital municipal, onde teve uma parada cardíaca. Ela foi orientada a ir para casa, descansar e retornar no dia seguinte, mas decidiu não deixar o filho sozinho. Marineide diz que se apegou à fé para suportar o momento difícil e jamais deixou de acreditar na recuperação dele. O prognóstico não era bom. “O médico disse que, se ele sobrevivesse, ficaria em estado vegetativo. Eu disse que isso não iria acontecer porque Deus não iria permitir. Ele elogiou a minha fé e a minha força”, acrescenta, com lágrimas nos olhos ao relembrar do diálogo.

Marineide celebra a recuperação do filho ao lado do jovem, que foi vítima de choque elétrico

Ainda no hospital, o jovem entrou em coma. Mas a mãe diz que em nenhum momento perdeu a fé na cura do filho. “Todos os dias, nos mesmos horários, eu e minhas irmãs da igreja fazíamos oração e clamávamos pela recuperação dele”. Dias depois, o jovem foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital para a enfermaria.

A transição para a Casa de Cuidados do Ceará

O aniversário do jovem foi no hospital, mas logo no dia seguinte veio uma boa notícia: ele seria transferido para a Casa de Cuidados do Ceará. “Eu não conhecia o espaço, mas fiquei simplesmente encantada com tudo o que oferece. Agradeci imensamente a Deus por esse presente. Na Casa tudo é organizado, desde a limpeza no quarto, até os horários das refeições”, conta.

Euclides chegou à CCC com quadro debilitado e dificuldades com a fala e de se alimentar pela boca. Porém, a evolução foi rápida, graças ao trabalho em equipe, ao esforço do paciente e aos cuidados da mãe, conforme relata Evangelista Messias, fonoaudióloga que acompanhou o caso.

“O paciente evoluiu rapidamente em relação à alimentação por via oral, processo feito com o suporte da mãe devido às dificuldades motoras do rapaz. Seguimos com a terapia fonoaudiológica e em poucas semanas ele já estava com dieta plena por via oral e também falando algumas palavras. Foi uma evolução surpreendente”, relata.

Mãe lê a Bíblia diariamente para o filho. Profissionais reconhecem que a dedicação da cuidadora foi fundamental na evolução do tratamento do jovem

Renata Maia, enfermeira que também estava na equipe de saúde à frente do caso, também compartilha o sentimento de gratidão. “O caso dele era bastante grave, devido à lesão neurológica sofrida pelo choque e o tempo que ele ficou desacordado. Foi um trabalho em conjunto dela como cuidadora, que fez toda a diferença, e da equipe de saúde, algo muito bonito de se ver. Foi muito gratificante ver toda a evolução: a retirada da sonda, as primeiras palavras dele, a alimentação via oral e os novos movimentos nos braços e pernas”, lembra a profissional.

O paciente, que até então tinha poucas chances de sobrevivência, hoje já consegue mexer as pernas, falar e ouvir e, nos últimos dias, recebeu alta para continuar com os cuidados em casa. “Na Páscoa, que está chegando, celebramos a ressurreição. Posso dizer que meu filho nasceu de novo, graças à fé, ao amor e ao trabalho de todos os profissionais que acreditaram nele”, conclui a mãe.

O que fazer em caso de choque elétrico

Caso você perceba uma vítima de choque elétrico, a orientação é ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) no número 192 para receber orientações sobre primeiros socorros e acionar o serviço de ambulância. Também é importante não tocar diretamente na pessoa que está recebendo a descarga elétrica e desligar a chave geral da energia, a fim de cessar a fonte de corrente elétrica.