Casa de Cuidados do Ceará promove karaokê com pacientes e cuidadores
5 de julho de 2024 - 17:22 #ação terapêutica #casa de cuidados do ceará #karaokê #pacientes
Texto: Márcia Catunda
Fotos: Márcia Catunda
A ação terapêutica teve excelente aceitação e passará a acontecer duas vezes na semana
Os pacientes da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), tiveram, na última quinta-feira (4), uma experiência bem diferente: participaram de um karaokê por meio de vídeos neste formato disponibilizados em plataformas na Internet. A ideia surgiu pela equipe multidisciplinar a partir de uma sugestão enviada à Ouvidoria da unidade.
A adesão foi imediata. “Sempre pensamos no bem-estar de nossos pacientes, por isso ouvimos todas as sugestões que chegam até nós. Ações do tipo colaboram com o tratamento e a evolução do paciente, pois, no caso do karaokê, a dinâmica aumenta a capacidade de respiração e o canto é utilizado como parte da reabilitação, melhorando o desenvolvimento da capacidade cognitiva e de concentração”, explica Gardênia Leão, terapeuta ocupacional da CCC.
O karaokê oferece uma oportunidade de forma leve e descontraída para expressar emoções e liberar tensões acumuladas, promovendo socialização e diversão. “Essa interação pode trazer benefícios para aqueles que se sentem isolados ou solitários. No ato de cantar, os participantes também podem liberar emoções reprimidas. Além disso, essa atividade estimula o cérebro e pode ajudar a melhorar a memória e a capacidade de aprendizado”, pontua Hellany Gomes, psicóloga da CCC.
O paciente Juatan Negreiros, 52, foi um que acompanhou a ação e gostou da novidade. “Eu não pude cantar por questões de saúde, mas gostei bastante da interação do grupo, foi bem animado. No começo o pessoal estava tímido, mas depois foi se soltando”, comenta.
Já o cuidador Emanuel Silva, 36, soltou a voz e fez a animação de todos que estavam presentes. “Já tinha participado de karaokê e o que eu mais gosto é da diversão que essa atividade proporciona. Para mim foi importante porque é um momento de entretenimento para os pacientes e para todos que ali participam, quebrando um pouco da rotina hospitalar e trazendo alegria e diversão. Todos saem ganhando com esse momento de lazer”.
Essa não foi a primeira vez que os pacientes tiveram uma experiência na Casa que envolvesse música. A equipe também lançou o projeto “Letras e Sentimentos” no início do ano, cujo objetivo é estimular a própria expressão dos sentimentos a partir da letra da música executada. “A música ajuda a relaxar, estimula a criatividade, auxilia na insônia e alivia o estresse”, acrescenta a psicóloga.