SVO e Hospital Estadual Leonardo Da Vinci realizam treinamento com médicos sobre declarações de óbito

22 de fevereiro de 2024 - 16:00 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci
Texto e fotos: Isabelle Azevedo

Profissionais tiraram dúvidas e apresentaram casos práticos do preenchimento da Declaração de Óbito

Os médicos das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), participaram na manhã da última quarta-feira (21) de um momento de formação com o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) Dr. Rocha Furtado, órgão também vinculado à Sesa. O objetivo foi alinhar o preenchimento correto das declarações de óbito, para qualificar e alimentar os dados de saúde pública. 

O documento é preenchido pelo médico e entregue à família que, a partir daí, realiza os trâmites para o registro da morte, sepultamento e obtenção de eventuais benefícios sociais. O médico epidemiologista José Rubens Costa Lima apresentou aos profissionais a forma correta de se preencher a declaração, explicando os campos do formulário, observando os erros mais comuns e os pontos que mais geram dúvidas. 

Para o epidemiologista, é fundamental estabelecer uma nova cultura médica na descrição da morte, para qualificar os dados e especificar melhor as doenças que acometem a população. “Sempre que o SVO tem a oportunidade, estamos presentes nos hospitais, nas equipes, e com os alunos dos internatos. Estamos nos aproximando sempre enquanto SVO para compartilhar nossa experiência. Tem sido um momento muito rico”, explica

A assessora técnica do SVO, Déborah Nunes de Melo, lembra ainda da importância do serviço de Regulação, que acolhe as solicitações para verificação dos óbitos de morte natural em situações em que não houve assistência médica ou sem elucidação diagnóstica, mesmo com assistência médica. 

“Temos profissionais disponíveis 24h para ajudar a tirar dúvidas dos colegas médicos que estão nos hospitais. Além disso, contamos ainda com a equipe do Serviço Social, que orientam tanto na regulação quanto nessa questão de lidar com óbito”, explica Melo. 

O coordenador médico da UTI Adulto VII, Leonardo Justino, avalia que o preenchimento correto do documento é também uma forma de dar dignidade ao paciente e aos familiares. “Aparentemente seria simples, mas são tantos aspectos hoje a ser considerados na área da saúde que também a declaração tem um certo grau de complexidade. Ela precisa ser mais assertiva, para poder informar de forma correta às instituições de saúde, como a Secretaria da Saúde e o Ministério da Saúde, os dados epidemiológicos. Até mesmo, é possível agir para evitar que outras pessoas sejam acometidas de determinadas doenças”, avalia Justino.

Momento de alinhamento e parceria institucional foi organizado pelo Centro de Estudos do Helv e do SVO

Parcerias

A diretora de Gestão do Cuidado do Helv, Kessy Aquino, avalia o momento como importante não apenas para troca de conhecimento, mas como fundamental também para estreitar laços entre as instituições. O médico José Rubens Costa Lima também classificou o encontro como uma forma de criar vínculos entre SVO e Helv.

A nossa esperança é de que a gente possa compartilhar, a partir de então, outros níveis de estudo. Estamos falando de casos do Leonardo Da Vinci que vão para o SVO e que a gente não articulou ainda uma forma de dar retorno para o hospital. Esse encontro possibilita essa ampliação no diálogo”, finaliza o médico.