HGF dá início a projeto de capacitação de profissionais com foco no atendimento qualificado
8 de janeiro de 2024 - 16:34 #Acolhimento #Atendimento #capacitação #HGF
Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Felipe Martins
Oficinas serão realizadas semanalmente e focarão nos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), deu início ao projeto Qualificação e Acolhimento em Saúde neste mês de janeiro. A iniciativa tem como objetivo a realização de oficinas de capacitação referentes a temas como relacionamento interpessoal e comunicação não violenta, visando melhorar a qualidade do atendimento prestado ao público.
“Entendendo que o HGF é um hospital que atende, majoritariamente, pacientes crônicos e idosos, é importante ter uma educação contínua no que diz respeito ao atendimento desde a porta”, explica a ouvidora da unidade e idealizadora do projeto, Antônia Rêgo. “Por isso, inicialmente, escolhemos seguranças e profissionais de recepções. Mas a ideia é que as oficinas alcancem todos os colaboradores que atuam em atendimento”, reforça. A primeira oficina ocorreu na última sexta-feira (5).
O objetivo é capacitar os profissionais para melhorar a qualidade do atendimento à população desde a porta de entrada do hospital
O projeto foi idealizado a partir de uma solicitação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). “Percebemos a necessidade de aprimorar o conhecimento dos profissionais que prestam atendimento direto ou indireto aos usuários na nossa unidade para garantir um melhor acolhimento e uma melhor experiência”, pontua Antônia.
As oficinas serão realizadas semanalmente, iniciando com temáticas mais gerais, que visam a harmonização da relação entre profissionais e pacientes até as mais específicas, focadas nos direitos dos usuários do SUS. “O protocolo de atendimento prioritário será apresentado a todos, além do fluxo de entrada dos pacientes e acompanhantes, de forma didática para organização e melhor compreensão das ações”, afirma a ouvidora do HGF.
Coordenadora do Serviço Social do HGF e uma das responsáveis pela capacitação, Helaine Maia ressalta o desafio de pautar temas em constante mudança, como questões de gênero e uso de nome social. “Nossa missão é discutir as fragilidades dos pacientes e trabalhar para que possamos todos ser mais sensíveis e acolhedores. Tudo de forma alinhada à política de humanização do SUS”, enfatiza.