Internada na UTI do HRN, adolescente ganha sessão de fotos de 15 anos

21 de fevereiro de 2024 - 09:45 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto: Teresa Fernandes
Fotos: Teresa Fernandes e Tasso Silva

A sessão de fotos foi organizada pela equipe que acompanha a jovem na UTI (Foto: Tasso Silva)

O sorriso de empolgação, a maquiagem e o cabelo bem alinhados, as caras e bocas durante os cliques do fotógrafo. Tudo denotava uma sessão de fotos comuns a uma adolescente de 15 anos que desejava eternizar essa data tão especial. A diferença é que Francisca Rakelly Marques está há pouco mais de um mês internada no Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), em Sobral. Após uma pneumonia grave, ela passou pelo centro cirúrgico, pelas clínicas e atualmente se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Rakelly Marques diz ter ficado emocionada com as fotos (Foto: Tasso Silva)

“Eu gostei de tudinho”, diz Rakelly empolgada. Tímida, ela nunca tinha feito uma sessão de fotos, exceto alguns cliques em eventos na escola onde estuda em Cariré, a 40 km de Sobral. “Acho que eu não gosto muito de fotos, só ‘selfie’. Mas dessa vez eu gostei de tudo, desde a hora de me arrumar. Queria muito sair do leito”, destaca. O pai da adolescente, o agricultor Francisco William Ferreira Marques, 35, garante que a iniciativa fez muito bem para a filha. “Desde cedo ela estava muito animada. A minha família não tinha condições de fazer essas fotos não”, explica.

Os cliques foram feitos nos jardins do HRN pelo técnico de enfermagem do HRN Edmo da Silva, conhecido como Tasso Silva (Foto: Teresa Fernandes)

A ideia da sessão partiu da equipe que acompanha a jovem na UTI com o objetivo de animá-la. Os profissionais de saúde monitoraram de perto o momento e tudo foi pensado de modo a preservar a saúde da jovem.  A enfermeira Hiasmin Rodrigues conta que a maquiagem e o cabelo foram feitos pelos próprios colaboradores da equipe. “Percebemos que ela estava chorosa pelo próprio ambiente hospitalar e quisemos proporcionar algo fora da rotina dela, depois de quase 50 dias internada”, ressalta. “Melhorou a autoestima dela”, completa a técnica de enfermagem Mirie Nayane Sousa.

Algumas fotos foram realizadas nas áreas internas do HRN (Foto: Teresa Fernandes)

Por trás das câmeras, o técnico de enfermagem do HRN Edmo da Silva, conhecido como Tasso Silva, misturava a alegria à emoção. “Eu me sinto um privilegiado e realmente estou emocionado por estar ajudando a proporcionar esse momento de alegria para ela. Isso não tem preço”, disse.