Paciente transplantado no Hospital de Messejana é surpreendido com visita de mascote de clube de futebol

8 de fevereiro de 2024 - 12:08 # # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Texto e fotos: Jessica Fortes

Paciente teve surpresa para celebrar procedimento cirúrgico bem-sucedido

José Wilson Ferreira Ramos, de 63 anos, foi transplantado com um novo pulmão em dezembro de 2023. Durante as atividades do Programa de Reabilitação Pulmonar no Hospital de Messejana, nesta quinta-feira (8), ele foi surpreendido pela presença de Juba, o mascote do seu time do coração, o Fortaleza Esporte Clube.

O momento foi organizado pela equipe multiprofissional do programa

A surpresa, organizada pela equipe multiprofissional do programa da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), teve como propósito celebrar o procedimento cirúrgico bem-sucedido, o pós-operatório tranquilo e o retorno de José Wilson às atividades de reabilitação.

A fisioterapeuta e coordenadora do Programa de Reabilitação Pulmonar, Tereza Morano, diz que é uma alegria quando um paciente acompanhado pelo programa realiza um transplante. E, no caso de José Wilson, todo o processo de pós-operatório transcorreu sem intercorrências. “Nosso objetivo com a surpresa foi fazer com que ele se sentisse ainda mais acolhido pela equipe multiprofissional e compreendesse a magnitude da conquista que alcançou com o recebimento do novo órgão. Iniciaremos agora uma nova fase de cuidados e a retomada dos treinos físicos. São muitos motivos para comemorar”, enfatiza.

Juba é o mascote do Fortaleza Esporte Clube

Vestindo a camisa do seu time do coração, José se emocionou ao ver o Leão e receber uma bandeira autografada pela equipe. “Não encontro palavras para descrever a minha alegria; jamais poderia imaginar uma surpresa tão especial como essa. Sou muito grato a todos vocês pelo que fizeram e continuam fazendo. Só posso agradecer a toda a equipe do Hospital de Messejana. Abaixo de Deus, vocês são fundamentais”, declarou emocionado.