Farmacêuticos têm papel fundamental nas unidades de saúde do Ceará; conheça projetos

19 de janeiro de 2024 - 16:28 # # #

Assessoria de Comunicação do HRN, HSM, HGWA, Samu 192 Ceará e HGCC
Texto e fotos: Teresa Fernandes, Milena Fernandes, Bruno Brandão, Fátima Holanda e Wescley Jorge

Paciente internada em virtude de uma bactéria ressalta papel do farmacêutico nas orientações das medicações

A técnica de Enfermagem Rafaela Silva Alves de Araujo, 39, contraiu uma bactéria após um acidente em que machucou o pé. Internada no Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral, a paciente da clínica médica precisou fazer um tratamento à base de antibióticos. Ela diz que, nesse período, foi fundamental ter a orientação de um farmacêutico. “Temos um bom acompanhamento aqui em relação às medicações, com orientações quanto ao uso, à diluição. O papel dele acompanhando as medicações tem sido muito importante”, diz.

Isso porque a paciente, como profissional da saúde, sabe que um tratamento desse tipo sem a devida orientação pode levar a problemas bem maiores, como por exemplo a resistência antimicrobiana. O problema ocorre quando microrganismos como as bactérias se tornam resistentes a tratamentos antes eficazes.

No HRN, desde abril de 2022 existe o Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos. Até 2023, já foram beneficiados 955 pacientes. Entre as ações, semanalmente, uma equipe multiprofissional composta por farmacêuticos e médicos infectologistas e diaristas se reúne para discutir estratégias do uso de antibióticos para os pacientes das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto, Unidades de Cuidados Especiais (UCE) e Clínica Médica.

A equipe acompanha diariamente os pacientes do programa por meio dos resultados de exames e da avaliação clínica para executar as estratégias para mudar a farmacoterapia do paciente. A partir daí, são traçadas estratégias como a redução do tempo de uso da droga ou mudanças na posologia (número de vezes e a quantidade de medicamento a ser utilizada a cada dia).

A gerente de farmácia do HRN, Ana Carolina Linhares Braga, ressalta que entre os benefícios do Programa estão a alta precoce de pacientes, melhora clínica, além de diminuição dos riscos associados à utilização de medicamentos como reações e risco de interações medicamentosas. Ela destaca ainda a importância de a população evitar a automedicação. “O uso irracional de medicamentos pode levar a problemas sérios como a toxicidade. Além disso, pode contribuir para a geração de bactérias resistentes a medicamentos”, destaca.

Farmácia Clínica garante tratamento, recuperação e prevenção de doenças no HSM

Setor de Farmácia Clínica tem trazido um diferencial para os tratamentos no HSM

No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), o Serviço de Farmácia conta com onze profissionais. E a implantação do setor de Farmácia Clínica tem trazido um diferencial para os tratamentos. O farmacêutico participa da equipe multiprofissional nas unidades de internação e nos ambulatórios no cuidado ao paciente, verificando possíveis interações, intoxicações medicamentosas e efeitos adversos.

A coordenadora do serviço, Virna Jucá Saraiva, explica que esse tipo de trabalho facilita o uso racional de medicamentos e aproxima o profissional do paciente. “Com essa nova atuação, podemos garantir mais segurança, saúde, qualidade de vida e efetividade ao tratamento”, comemora.

Os farmacêuticos clínicos Samuel Torres de Medeiros e Luísa Studart Gurgel atuam no Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (Naia), no Ambulatório para Pacientes de Difícil Controle (PDC), Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade e nas Unidades de Internação do Hospital de Saúde Mental. Eles contam que nos ambulatórios é possível realizar a conciliação medicamentosa, listando todos os medicamentos que o paciente faz uso, fornecendo informações até sobre suplementos e chás.

“Analisamos ainda os medicamentos prescritos pelo médico e avaliamos as possíveis reações adversas que eles podem trazer ao paciente. Também sugerimos terapias alternativas que podem ser coadjuvantes do tratamento e orientamos os familiares com um plano medicamentoso contendo horários corretos do uso da medicação”, afirma Samuel.

Novas tecnologias são aliadas no trabalho do farmacêutico no HGWA

HGWA utiliza Inteligência Artificial para facilitar os processos da Farmácia

A tecnologia caminha junto com a evolução da saúde. No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede Sesa localizada na Messejana, um sistema utiliza Inteligência Artificial (IA) para facilitar os processos da Farmácia, impactando no atendimento assistencial.

Implantado em setembro de 2023, o sistema aprimora as análises de prescrições médicas, gerando indicadores para a priorização de atendimento. O programa avalia ainda a assertividade das prescrições, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar.

Para o farmacêutico Emmanuel Paiva, que atua na unidade, a ferramenta proporciona mais segurança, favorecendo uma análise técnica de mais qualidade, além de mais agilidade na rotina, visto que medicamentos já prescritos há vários dias tomam uma aparência diferenciada na tela, indicando que já houve análise anterior de um profissional da área.

“Outro ganho também foi a otimização do gerenciamento das intervenções farmacêuticas, visto que a ferramenta gera automaticamente os relatórios de aceitação de intervenções, à medida que vamos classificando os desfechos durante a análise das prescrições na rotina”, pontua.

Além desse, outros softwares utilizados pelos farmacêuticos contribuem na rotina de análise das prescrições e na base de dados, como o Guia Sanford de Antimicrobianos. A gerente do setor da Farmácia no HGWA, Juliana Costa, avalia que as novas tecnologias trazem mais segurança para o paciente.

“Nesse último, por exemplo, conseguimos através da emissão de alertas e otimização do tempo, um melhor gerenciamento das intervenções farmacêuticas realizadas em prol de uma assistência de qualidade ao paciente”, destaca.

Profissionais do Samu 192 Ceará organizam distribuição de insumos

O farmacêutico Jeová Mesquita atua no Samu 192 Ceará

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu 192) Ceará possui dois profissionais farmacêuticos. Eles são responsáveis pelo planejamento das aquisições, pela distribuição e pelo controle da utilização dos medicamentos. As medicações são enviadas para as 121 bases do Serviço que cobrem 183 municípios do Estado.

Um deles, o farmacêutico Jeová Mesquita, classifica o trabalho como desafiador por sua dimensão. “Trabalhar no Atendimento Pré Hospitalar (APH) é ao mesmo tempo desafiador e apaixonante. É puxado, mas estimulante”, diz.

O trabalho garante a gestão adequada dos medicamentos utilizados em situações de emergência, ajudando a assegurar a eficácia e segurança dos insumos destinados aos pacientes. Também é papel da equipe observar o ciclo do medicamento, conservação e garantir transporte adequado.

As 20 bases cearenses fazem as solicitações de medicamentos por meio de sistema interno. O setor da Farmácia analisa cada pedido, observando o consumo de cada localidade e os insumos são distribuídos de acordo com a necessidade.

Área de Nutrição Parenteral Total é destaque no Centro de Farmácia do HGCC

O farmacêutico João Victor Azevedo atua no Centro de Farmácia do HGCC

Pacientes com trato gastrointestinal sem funcionamento ou em situações em que há distúrbios que necessitam de um repouso intestinal, como por exemplo, alguns estágios de colite ulcerativa, e até bebês com anomalias congênitas, podem precisar de alimentação parenteral. O alimento em formato de solução é administrado por via intravenosa e precisa da atuação de um profissional farmacêutico.

“A nutrição parental é um método de alimentação que é realizado por via intravenosa em que os nutrientes ou parte deles são administrados diretamente na corrente sanguínea. Representa uma forma de alimentação que venha fornecer parte ou todas as necessidades calóricas que uma pessoa necessita”, explica o farmacêutico do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), João Victor Azevedo.

João Victor explica que é importante que o profissional da Farmácia atue de forma ativa nos processos de logística dos produtos utilizados na manipulação. “O processo envolve várias etapas da assistência farmacêutica, que engloba as atividades relativas à seleção, aquisição, qualificação dos fornecedores e armazenamento adequado. Ela se mostra essencial já que o nosso papel principal é garantir uma maior qualidade todos esses produtos”, diz.

O setor de Nutrição Parenteral Total é destaque no Centro de Farmácia (Cenfar) da unidade. Estruturado em seis áreas, o Cenfar viabiliza que tanto os pacientes internados como os ambulatoriais recebam a devida atenção farmacêutica durante todo o tratamento.

O serviço contempla todo o círculo da assistência farmacêutica

A coordenadora, Ana Amélia Gonçalves, destaca que o serviço contempla todo o círculo da assistência farmacêutica, que vai desde a seleção, a padronização, a distribuição até a dispensação do medicamento ao paciente. “O serviço é dividido na área gerencial, na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Farmácia Central Dose, com funcionamento 24 horas; Farmácia Ambulatorial, com atendimento em média a 250 pacientes por dia, responsável pela dispensação dos medicamentos do Ministério da Saúde; Farmácia Clínica, que atua no uso racional dos antimicrobianos; e a Nutrição Parenteral, destinada a pacientes com risco nutricional”, lista.

João Victor Azevedo destaca que, nesse contexto, o papel do farmacêutico é reforçado nas questões relacionadas ao cuidado, qualidade, conhecimento, profissionalismo e capacidade técnica. “O farmacêutico contribui com a farmacoterapia individualizada e humanizada, pensando nos avanços, na promoção e na recuperação da saúde do paciente e, assim, a gente consegue fazer cumprir a nossa missão mais nobre e mais relevante para a sociedade que é promover e garantir saúde para todos”, conclui.

LEIA TAMBÉM: Saúde do Ceará é pioneira na implantação do cuidado farmacêutico