Saúde do Ceará é pioneira na implantação do cuidado farmacêutico

19 de janeiro de 2024 - 15:43 # # #

Texto:Kelly Garcia

Para a farmacêutica Rita Arrais, o mais gratificante é acompanhar os resultados do seu trabalho, com melhorias concretas na saúde das pessoas

No município de Nova Russas, no Sertão cearense, a farmacêutica Rita Arrais desenvolve um trabalho de orientação aos pacientes diabéticos no Centro de Saúde Dr. Osvaldo Martins. Focada na área do cuidado farmacêutico, entre suas atividades de rotina estão entrevistar o paciente, monitorar sobre o uso correto dos medicamentos, acompanhar os resultados de exames e aconselhar sobre estilo de vida saudável. “Conseguimos trazer o paciente para o centro do tratamento e assim, desempenhamos um papel importante na promoção da adesão ao tratamento e na prevenção de complicações associadas à diabetes”, explica.

Para a farmacêutica, o mais gratificante é acompanhar os resultados do seu trabalho, com melhorias concretas na saúde das pessoas. “Ver o paciente evoluindo, tendo mais dias de vida, ganhando qualidade de vida e desenvolvendo consciência sobre a importância do comprometimento pessoal com a própria saúde é o mais gratificante. Quando vejo o que o cuidado farmacêutico proporciona isso, me emociono. É inspirador”, declara.

Cuidado Farmacêutico

Essa área da Farmácia promove a ação integrada do profissional com a equipe de saúde. Centrada no usuário, ela visa a promoção, proteção e recuperação da saúde e a prevenção de agravos. Entre os objetivos, está a educação em saúde e a promoção do uso racional de medicamentos prescritos e não prescritos, de terapias alternativas e complementares, por meio dos serviços da clínica farmacêutica e de atividades voltadas ao indivíduo, à família, à comunidade e à equipe de saúde.

Em dezembro de 2023, o Ceará foi o primeiro Estado a receber uma oficina para construção do projeto de Implementação do Cuidado Farmacêutico, por meio da parceria entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e o Ministério da Saúde (MS), sendo o início para construção de um modelo de cuidado estruturado e padronizado para os municípios cearenses.

Em dezembro de 2023, o Ceará foi o primeiro Estado a receber uma oficina para construção do projeto de Implementação do Cuidado Farmacêutico. Foto: Levi Aguiar

De acordo com a titular da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde da Sesa (Copaf), Fernanda Cabral, “o cuidado farmacêutico é importante em todos os níveis de atenção à saúde, sobretudo quando os pacientes apresentam condições complexas, que requerem um tratamento medicamentoso intensivo e de longo prazo. O intuito dessa assistência é promover melhorias na qualidade de vida e segurança dos usuários, redução de custos em saúde e controle de desperdícios”, esclarece.

20 de janeiro é data dedicada aos farmacêuticos

O farmacêutico pode atuar em diversas áreas, como farmácia comunitária, indústrias de medicamentos, cosméticos ou alimentos, hospitais, laboratórios de análises clínicas, ensino e pesquisa, vigilância sanitária, saúde pública, práticas integrativas em saúde, dentre outras.

Na Saúde do Ceará, a Política Estadual de Assistência Farmacêutica (Peaf) norteia as diretrizes das ações realizadas pelo profissional farmacêutico voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva.

Em alusão ao Dia do Farmacêutico e em reconhecimento ao mérito do trabalho realizado junto à sociedade, a Sesa lança a Nota Técnica sobre a Implementação do Cuidado Farmacêutico, com o objetivo de fortalecer e padronizar as atividades voltadas à essa área.

LEIA TAMBÉM: Farmacêuticos têm papel fundamental nas unidades de saúde do Ceará; conheça projetos