Saúde Ceará e Ministério da Saúde realizam oficina de implementação do cuidado farmacêutico

13 de dezembro de 2023 - 15:00 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Levi Aguiar

Abertura da oficina de Implementação do Cuidado Farmacêutico, na terça-feira (12)

O Ceará é o primeiro estado brasileiro, depois do Distrito Federal, a iniciar a realização de oficinas para construção do projeto de Implementação do Cuidado Farmacêutico, por meio da parceria entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e o Ministério da Saúde (MS). As atividades, iniciadas nesta terça (12), seguiram até esta quarta-feira (13), no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza, e contaram com a participação de técnicos da assistência farmacêutica especializada do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ceará.

O cuidado farmacêutico, dentro dos serviços destinados aos usuários do SUS, é responsável por conscientizar os pacientes em relação à utilização adequada dos medicamentos, sobretudo na atenção especializada, quando os pacientes podem apresentar condições complexas, que requerem um tratamento medicamentoso intensivo e de longo prazo. O intuito da assistência direcionada é promover melhorias na qualidade de vida dos usuários, redução de custos em saúde e controle de desperdícios.

Composição da Mesa de Abertura do evento organizado pela Secretaria da Saúde do Ceará e Ministério da Saúde

“As oficinas foram planejadas para serem momentos de construção coletiva, de verificação das necessidades dos usuários e aprimoramento da qualidade dos serviços. Afinal, as pessoas são muito mais do que pacientes com alguma doença. E nós temos o papel de atender o indivíduo e todas as suas necessidades”, explica a consultora técnica do departamento de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, Agnes Gossenheimer.

O Projeto de Cuidado Farmacêutico possui duas etapas: a elaboração do diagnóstico situacional dos estados e a criação de planos de trabalho para o aprimoramento do cuidado. “Após as análises e ações elaboradoras, o MS continuará apoiando os estados com teleconsultorias e reuniões sistemáticas para colocar em prática todas ações definidas”, conclui a consultora técnica.

A coordenadora de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde da Sesa, Fernanda Cabral, pontua que o estado do Ceará é referência nas ações executadas na assistência farmacêutica. “Somos pioneiros na descentralização na execução do componente especializado da assistência farmacêutica, o paciente não precisa se deslocar do seu município ou da região de saúde para ter acesso ao seu tratamento especializado. O cuidado farmacêutico constitui um dos eixos estruturantes da política estadual de assistência farmacêutica e a oficina é um momento oportuno para auxiliar na capacitação dos farmacêuticos cearenses e implementação da política“, finaliza.

Rita Arrais, farmacêutica do município de Nova Russas

“Nós estamos implantando o cuidado farmacêutico na atenção primária. No início, até a  própria equipe das unidades estranhavam os encaminhamentos para as consultas com os farmacêuticos, mas já estamos com o nosso trabalho consolidado. Somos reconhecidos pelas equipes de saúde e pelos próprios pacientes, que solicitam o nosso suporte”, contextualizou a farmacêutica do município de Nova Russas, localizado na Região Norte do Estado, Rita Arrais, durante discurso no primeiro dia de oficina.

Visita técnica

A equipe do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do MS também estiveram no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Saúde do Ceará, na última segunda-feira (11). O propósito da visita foi realizar ações para o fortalecimento das estratégias de cuidado farmacêutico.

“A visita dos técnicos pode ser o ponto de partida para a compreensão das benfeitorias e necessidades da assistência em cada Estado, e abre espaço para estratégias mais eficazes no âmbito nacional”, conta a coordenadora do serviço da unidade, Tisciane Rolim. A Farmácia do Hospital Geral realiza, em média, sete mil atendimentos mensais, englobando assistência e dispensação de medicamentos.