Saúde do Ceará apresenta a nova edição da Relação Estadual de Medicamentos

25 de junho de 2024 - 16:45 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Fotos:Kelly Garcia e Cosems/CE

A coordenadora de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde (Copaf) da Sesa, Fernanda Cabral, destaca que a edição deste ano da Resme traz inovações no campo da fitoterapia

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) lançou, nesta terça-feira (25), no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a edição atualizada da Relação Estadual de Medicamentos do Ceará (Resme/CE 2024). Estiveram presentes no evento, além dos gestores da Saúde, o presidente do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Ceará (Cosems-CE), Rilson Andrade; a vice-ouvidora-geral do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Isabel Porto; entre outros profissionais. Veja o documento aqui.

A Resme apresenta a lista de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde, de acordo com as demandas próprias de cada serviço.

Estiveram presentes no evento, gestores da Saúde, farmacêuticos e outros profissionais

No evento, a secretária executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Vaudelice Mota, destacou a importância desse documento para a Saúde do Ceará. “Quando eu dava meus plantões, sempre levava essa relação, porque ela informa quais medicamentos estão disponíveis para que possamos prescrever para o paciente. É de fundamental importância que os profissionais tenham acesso, porque traz mais segurança para que seja feito um uso racional dos medicamentos”, disse.

O titular da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), Lauro Perdigão, parabenizou a equipe pela iniciativa e o aprimoramento do documento. “A assistência farmacêutica chegou à maturidade por vários motivos, entre eles oferecer o primeiro tratamento de fibrose cística do país, com muita competência e vários outros serviços. Através da Resme será possível ensinar cada vez mais o prescritor”, ressaltou.

O titular da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), Lauro Perdigão, parabenizou a equipe pela iniciativa e o aprimoramento do documento. (Foto: Cosems/CE)

A coordenadora de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde (Copaf) da Sesa, Fernanda Cabral, destaca que a edição deste ano da Resme traz inovações, especialmente no campo da fitoterapia, área em que o Ceará é pioneiro, graças ao trabalho do professor Matos, que teve seu centenário celebrado este ano. “A Resme é uma inovação, porque define e regulamenta o processo de compra. Neste ano, uma das nossas principais novidades é a inclusão da relação de plantas medicinais do Ceará, com fitoterápicos produzidos pelo horto de plantas medicinais, distribuídos na atenção primária”.

Sobre a Resme

O documento estadual se baseia na Relação Nacional de Medicamentos (Rename), elaborada pelo Ministério da Saúde, e apresenta os insumos oferecidos em todos os níveis de atenção, seguindo as linhas de cuidado do sistema público de saúde brasileiro.

A Resme busca qualificar o acesso e promover o uso racional de medicamentos, bem como subsidiar a otimização das ações de planejamento e organização da área. Para a elaboração e a análise do documento, a Copaf reuniu profissionais de diferentes áreas. A atividade se deu por meio do trabalho da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) do Estado do Ceará, com o apoio técnico-científico de outras áreas da Sesa.