Saúde do Ceará ganha prêmio nacional com trabalho de inclusão de pessoas surdas

11 de dezembro de 2023 - 12:11 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Foto: Divulgação

A fonoaudióloga e assessora técnica da Coordenadoria de Políticas da Gestão do Cuidado Integral à Saúde (Cogec), Juliana Donato, representou a Sesa nessa premiação

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), desde dezembro de 2020, desenvolve o Projeto de Acessibilidade Comunicacional e de Informação em Saúde à Pessoa com Deficiência e Pessoas Surdas, por meio do Saúde Inclusiva: Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência. O objetivo do programa, idealizado pela Secretaria Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde (Sepos) é buscar garantir uma assistência pautada pela comunicação igualitária entre os profissionais da rede e o cidadão, alcançando, dessa forma, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando as suas respectivas particularidades.

A iniciativa foi premiada no último Congresso Brasileiro Saúde em Libras, realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro, na Bahia, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. O projeto, de autoria da Saúde do Ceará, venceu o Prêmio Brasileiro de Saúde em Libras, sendo uma das cinco escolhidas na competição, selecionada entre 136 projetos, vindos de todo o Brasil. A premiação foi entregue durante o evento.

Acessibilidade

A proposta premiada, o Projeto de Acessibilidade Comunicacional, contempla, atualmente, os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e nos equipamentos de saúde da Rede Sesa dos 184 municípios cearenses, independentemente de sua natureza. Por meio do telefone (85) 3101.5287, os intérpretes ficam, virtualmente, à disposição, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Através desse programa, são desenvolvidos vários projetos que garantem o acesso da população surda e com deficiência auditiva à informação e ao atendimento médico.

Segundo a fonoaudióloga e assessora técnica da Coordenadoria de Políticas da Gestão do Cuidado Integral à Saúde (Cogec), Juliana Donato, que representou a Sesa nessa premiação, esse trabalho tem um grande impacto na saúde do Estado, porque beneficia essa população surda, usuária de Libras de forma direta.

“Essa premiação traz com ela um impacto enorme, por conta da importância desse projeto. Há três anos, o Estado oferece a mediação comunicativa com intérprete para as pessoas surdas, através de um número de telefone, para o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Isso facilita a comunicação com os profissionais de saúde. Além desse atendimento, também foi desenvolvido um cadastro com informações sobre as pessoas surdas, o que favorece a organização dos serviços de saúde para esse público”, afirma.

Maior inclusão

Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria da Saúde do Ceará está ainda o perfil do Instagram em Língua de Sinais da Sesa, @saudecearalibras, que disponibiliza informações atualizadas, notícias e tudo o que diz respeito à saúde no Estado.

Outro produto que contribui nesse sentido é o Guia de Acessibilidade para Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva, glossário com a tradução do português para Libras das palavras mais utilizadas nos atendimentos de saúde, como febre, dor e outras. O guia está disponível no site da Sesa para download em versões digital e para impressão, além dos vídeos de cada tradução.

A equipe da Sesa também executa a gravação das janelas de Libras e outros materiais. Alguns eventos presenciais também contam com a tradução e interpretação em Libras. Os intérpretes possibilitam que a informação chegue à pessoa surda na sua integralidade, fazendo com que seja possível uma compreensão clara do que está sendo abordado. O projeto conta com o apoio de surdos e profissionais atuantes na comunidade surda.

Confira o conteúdo desta matéria em língua de sinais: