Sesa promove censo para criar um mapa de conectividade em Saúde no Ceará

18 de outubro de 2023 - 10:17 # # #

Texto: Kelly Garcia
Arte gráfica: Letícia Maria

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Núcleo do Telessaúde, em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), está realizando um censo de conectividade com todas as Unidades de Saúde do Estado. A intenção é coletar dados até o dia 20 de novembro, através de um formulário e, assim, construir o Mapa de Conectividade dos estabelecimentos de Saúde.

Esse mapa será exposto no IntegraSUS, plataforma de transparência da gestão pública de Saúde do Ceará, que integra sistemas de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento da Sesa e dos 184 municípios.

O censo pretende saber em quais equipamentos a internet está disponível, assim como a qualidade dessa conexão, a quantidade de equipamentos que utilizam essa rede e a quem está vinculado o fornecimento da conexão. O objetivo é compreender melhor a realidade de cada unidade e, dessa forma, fazer melhorias e ampliar as atividades nas quais a conectividade é fundamental.

Segundo a coordenadora da Telessaúde da Sesa, Melissa Medeiros, as unidades da Atenção Primária, Secundária e Terciária precisam participar dessa consulta. “Precisamos que todas as unidades de Saúde respondam a esse formulário, sejam elas assistenciais (Unidades Básicas de Saúde, UPAS, Policlínicas e Hospitais) ou administrativas (Secretaria de Saúde do Município, Vigilância em Saúde)”, destaca.

Pesquisa do Censo de Conectividade dos estabelecimentos de Saúde
Responder através do link até o dia 20 de novembro
Público alvo: secretários de Saúde dos municípios e coordenadores de Atenção Básica