Protocolo de afastamento da covid-19 prevê até 10 dias de isolamento para pacientes com sintomas

6 de dezembro de 2023 - 18:02 # # # #

Assessoria de Comunicação Sesa
Texto e fotos: Fernanda Teles
Arte: Juliel Veras

Secretário reforça a eficácia da vacinação para evitar agravamento da covid-19

Após o aumento do número de casos de covid-19 no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) reforça a importância do protocolo de afastamento das atividades para os pacientes positivados. A recomendação é que, ao primeiro sinal de sintomas gripais, o paciente procure a unidade básica de saúde ou unidade de pronto atendimento (UPA) para realizar consulta e, após avaliação médica, realize o teste para covid-19.

O protocolo de afastamento da covid-19 em vigência no Estado e publicado no site da Sesa, prevê de cinco a 10 dias de afastamento para pacientes com sintomas de covid-19. “Pacientes com exame positivo para covid-19 devem manter o isolamento, inicialmente, por cinco dias. Caso os sintomas permaneçam, deve ficar em isolamento até o sétimo dia. Com cinco dias de isolamento e sem sintomas, o paciente pode refazer o teste (opcional). Se resultado negativo, pode retornar às atividades normalmente. Caso não realize o teste (no 5° dia) ou ainda tenha resultado positivo, deve permanecer em isolamento até o sétimo dia”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesa, Ana Cabral.

Ainda de acordo com a coordenadora, após o sétimo dia de isolamento, se após o sétimo dia os sintomas persistirem, o paciente deve permanecer afastado até o décimo dia. Com sete dias de isolamento, sem sintomas e sem o uso de medicamento antitérmico há pelo menos 24 horas é possível sair do isolamento sem fazer um novo teste.

“A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é, em média, de sete dias após o início dos sintomas. Com o isolamento de 10 dias, esse paciente não teria mais potencial de transmitir o vírus para outras pessoas”, explica Ana Cabral, que ressalta ainda a importância do paciente usar máscara e evitar contato com outras pessoas, principalmente, imunocomprometidas.

Vacinação

A Saúde do Ceará reforça ainda que, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha declarado o fim da Emergência de Saúde Pública para covid-19, o vírus continua a circular e tem uma capacidade de mutação. “A vacina não impede que você contraia o vírus, mas, graças à vacina, não há maiores complicações”, ressalta o secretário executivo de Vigilância Sanitária da Sesa, Antonio Lima Neto (Tanta).

Para o secretário executivo, é fundamental que a população busque se vacinar com a dose bivalente para covid-19, disponível em todas as unidades básicas de saúde, e que continuem usando máscara nas situações recomendadas. “Nós continuamos nessa batalha contra esse vírus, nos adaptando enquanto autoridade sanitária para que possamos tomar as melhores decisões”, enfatiza.

Assistente virtual

Um novo canal de comunicação vai ajudar a esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação. Um assistente virtual no aplicativo WhatsApp foi lançado na última segunda-feira (4), pelo Ministério da Saúde, e vai disponibilizar conteúdos diversos sobre imunização, alertas das fake news e informações complementares na área da saúde. A ferramenta faz parte do programa Saúde com Ciência, ação inédita e interministerial que tem foco na valorização da ciência e na disseminação de informações confiáveis, além de ações educativas e voltadas à responsabilização.

A plataforma também vai oferecer conteúdos como o horário de funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e como marcar consultas por meio do aplicativo ConecteSUS. As interações com o chatbot são gratuitas e estão disponíveis a qualquer hora. Para acessar o novo canal, basta adicionar o número (61) 99381- 8399 à lista de contatos do telefone.